Search
[adsforwp-group id="156022"]

18 de maio: Dia Nacional e Estadual de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

img_41824_foto_1.jpg

Nesta terça-feira (18) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data instituída pela Lei Federal 9.970/00 é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, No Espírito Santo, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Ela tinha oito anos de idade, quando foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime até hoje está impune.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Para fortalecer e subsidiar profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) atualizou cartilha com informações sobre abuso sexual contra esse público. Com novos dados, o documento ainda incentiva o registro da denúncia e sensibiliza as famílias brasileiras a respeito do tema.

A cartilha mostra, por exemplo, que o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020. Os registros corresponderam a 368.333 violações e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual. Os dados são da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), responsável pelo serviço no MMFDH.

A ligação para o Disque 100 é gratuita e a pessoa não precisa se identificar.