A intenção é aumentar o estoque disponível de placas gráficas da série 30 da Nvidia para jogadores de PC. Esses cartões podem ter taxas de hash reduzidas para criptomoeda, mas eles são tão poderosos quanto antes quando se trata de desempenho de jogos. Isso é deixado explicitamente claro pela Nvidia em seu comunicado, onde afirma que o propósito dessas mudanças é permitir que os “jogadores” “consigam mais placas GeForce a preços melhores”.O lançamento das placas de vídeo da série 30 da Nvidia foi algo controverso para os gamers. Quem achou que ia conseguir um bom hardware para jogar, acabou se deperando com os impactos da mineração de criptomoedas e pandemia da covid-19.
Não apenas a escassez de componentes levou à limitação do fornecimento de placas de vídeo da Série 30, mas um aumento na popularidade da criptomoeda resultou em um mercado inóspito para o mercado-alvo da Nvidia . Agora, a Nvidia está optando por fazer um esforço maior para dissuadir a mineração de criptomoedas em seus hardwares da série 30, estendendo os recursos usados atualmente com o 3060 para o 3060 Ti, 3070 e 3080.
Qual o objetivo da NVIDIA?
Em 18 de maio, a Nvidia emitiu um comunicado intitulado “Mais um passo para colocar as placas GeForce nas mãos dos jogadores”. O cerne da declaração é que os novos cartões nas linhas 3060, 3060 Ti, 3070 e 3080 terão “medidas adicionais” implementadas para reduzir suas capacidades de mineração de criptomoedas. Esses cartões começarão a ser enviados aos varejistas no final de maio e serão rotulados como ” Lite Hash Rate ” ou “LHR”, para que os mineiros evitem comprá-los.
O que não foi dito é que a Nvidia realmente não pode garantir algo fora de seu controle. Tudo o que ele pode fazer é enviar as novas placas de vídeo LHR e esperar que os mineradores de criptomoedas não as comprem. No entanto, o problema não é apenas os mineradores de criptomoedas ; as RTX OU GTX também estão sendo comprados por cambistas e têm seus preços aumentados nos mercados de revenda. É suficiente dizer que os jogadores provavelmente não deveriam confiar que as placas da série 30 da Nvidia estarão mais prontamente disponíveis, mesmo com essas mudanças.
Quanto tempo a falta de placas de vídeo no mercado e escassez vai durar?
O transtorno também é o fato de que as limitações colocadas na placa 3060 da Nvidia, que antes retardava a mineração, foram facilmente removidas com um dos patches da própria Nvidia. Apesar de impedir que placas gráficas destinadas a jogadores vão para mineradores de criptomoedas pareça ótimo, a Nvidia nem pode necessariamente garantir isso.
Os jogadores vão ficar na mesma situação em que estão desde que as placas da série 30 da Nvidia começaram a ser lançadas em 2020. Isto é, esperando que a escassez de componentes comece a secar e a Nvidia comece a fazer mais placas. Isso, infelizmente, provavelmente não vai acontecer tão cedo. A Nvidia já confirmou que a escassez deve durar até 2022.