Search
[adsforwp-group id="156022"]

Canil Municipal passa a ser administrado pela Apaca

img_4223_foto_1.jpg

O município e a Associação de Proteção aos Animais de Camaquã – Apaca assinaram um convênio visando o resgate, controle da população, proteção de cães e gatos errantes ou em situação de abandono, risco ou maus tratos, bem como o gerenciamento do Canil Municipal, com todo o apoio do Governo Municipal.

Na ocasião, também foi assinado o contrato de permissão de uso de uma área próxima ao Canil Municipal, para que esta seja utilizada como sede da Apaca, que foi fundada em 2001, exercendo suas atividades há mais de 14 anos junto à comunidade, em especial junto à defesa e proteção animal. Atualmente a casa na qual a ONG abriga cerca de 170 animais está localizada em área urbana e vem causando transtornos aos vizinhos.

A presidente da entidade, Rosana Vencato Sperotto, afirma que este é um momento de felicidade para os voluntários da Apaca. “A cidade precisava de mais um espaço para abrigar estes animais, temos boa vontade, mas nos faltava um espaço físico para trabalhar. Estamos muito agradecidos”, disse. A voluntária da Apaca, Bárbara André da Rocha, afirma que a medida propicia a ampliação dos serviços prestado como o controle da natalidade destes animais de rua: “Graças a este espaço conseguiremos implementar o projeto”.

A secretária do Meio Ambiente, Isabela Mendes Garcia, afirma que através desta iniciativa o Governo Municipal visa propiciar uma estrutura para dar condições de levar um tratamento mais adequado aos animais de rua: “Estamos propiciando a estrutura para garantir condições de um bom trabalho, temos a certeza de que os 60 animais que hoje estão no Canil, assim como os demais serão tratados com todo amor que necessitam”, salienta. O prefeito João Carlos Machado agradeceu aos voluntários da ONG pelo empenho e dedicação: “Sabemos que está em excelentes mãos”. A partir da assinatura da documentação a administração do Canil Municipal passa a ser feita pela Apaca.

Para o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Camaquã – Comaca, Everton Fonseca, este é um momento muito importante: “Nós acreditamos que este é um assunto de extrema importância, e é fundamental esta visão distinta do executivo aos animais”.