Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hospital de Camaquã deve receber medicamento do “kit intubação”

img_42857_foto_1.jpg

O hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã, está na lista das instituições de saúde que recebem parte da nova remessa do kit intubação com 9.730 medicamentos, que começa a ser distribuída nesta quarta-feira (23) pela Secretaria da Saúde (SES) e Exército Brasileiro. Os itens Etomidato, Lidocaína, Epinefrina, Haloperidol e Dexmedetomidina serão entregues pelo 3º Grupamento Logístico, com saída do 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita, a 45 hospitais de 39 municípios gaúchos.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Para Camaquã, serão destinadas 100 caixas do medicamento Haloperidol. Não há informação se o quantitativo enviado ao município é suficiente para atender a demanda do produto.

Nesta quarta, o Exército realiza sete rotas pelo interior para distribuir medicamentos para 38 municípios. No dia seguinte, quinta-feira (24) a entrega será para Cruz Alta. Os medicamentos distribuídos são sedativos e bloqueadores neuromusculares utilizados para intubação de pacientes em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) em casos graves de covid-19.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES/ RS, Roberto Schneiders, disse que 70% dos medicamentos dessa remessa foram adquiridos pelo Estado, em um processo de aquisição que ocorre desde o ano passado. Ele também informou que “além das tratativas nacionais, está em andamento, com o Escritório de Projetos da Organização das Nações Unidas (ONU), uma aquisição internacional para auxiliar os hospitais no reabastecimento desses medicamentos importantes para o cuidado da população”.

Confira aqui a lista dos Hospitais e Municípios que receberão os medicamentos

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares. Antes da pandemia, não eram adquiridos pela Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde passaram a se articular para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!

Já foram entregues aos hospitais gaúchos mais de 600 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado, desde o início da pandemia.

*Com informações da Secretaria Estadual da Saúde