Search
[adsforwp-group id="156022"]

Lideranças debatem sobre aumento de criminalidade em Camaquã

img_4333_foto_1.jpg

As lideranças do município de Camaquã debateram em encontro sobre o aumento da criminalidade na região, no final da tarde desta quarta-feira (12), no Foro municipal. O encontro que teve mais de duas horas de duração, foi propício para que todas as entidades salientassem e expusessem suas posições quanto aos casos.

No encontro estiveram presentes o juiz criminal de Camaquã, Felipe Valente Selistre; o promotor, Michael Schneider Flach; a delegada Vívian Sander Duarte, titular da Delegacia de Polícia Camaquã; o delegado regional da Polícia Civil, Vladimir Urach; o Tenente Coronel da Reserva, Jorge Ricardo Ferreira; o Prefeito Municipal, João Carlos Fagundes Machado; o vice-prefeito, Paulo Mecca; o Capitão Alexandre Mendes Siqueira, da Brigada Militar; o presidente da ACIC, José Leonardo; o presidente do Sindilojas Costa Doce, Luciano Barbosa; o vereador Ilson Meireles; o vereador Vinícius Araújo; representantes da empresa de segurança privada; e comerciantes municipais.

Na ocasião, a Delegada Titular da Delegacia de Polícia de Camaquã, Vivian Duarte, salientou a importância das vítimas e testemunhas colaborarem com a polícia, para que seja feito o reconhecimento dos infratores e possibilite a prisão dos mesmos.

A delegada salientou ainda, que um vídeo das câmeras de segurança de um estabelecimento que foi assaltado no município, divulgado por um site na internet, acabou atrapalhando as investigações e retardando a prisão de um dos suspeitos.

A falta de defensores públicos e a falta de nomeação de advogados dativos foi um dos pontos abordados no debate, como empecilho para a prisão de suspeitos.

Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP), o primeiro semestre de 2015 teve alta de 17% nos roubos e de 3,1% no furto de veículos. A SSP entende que o grande problema está na receptação e no comércio ilegal das peças. Ainda conforme os dados da secretaria, os homicídios dolosos registram redução de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. O latrocínio teve queda significativa: 23% a menos do que no primeiro semestre do último ano.

Ao final do encontro, as entidades definiram uma nova reunião para que seja elaborado um documento, que será entregue em um próximo encontro, juntamente com o Secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi e com o Secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, para que sejam tomadas providências quanto a segurança dos municípios da região Centro-Sul.