Na tarde desta terça-feira (13), em entrevista ao Programa SUB97 da Acústica FM, o treinador Diego Borges, comandante da equipe Sub 17 do Clube Esportivo Nacional de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, detalhou os desafios e conceitos diários de treinar uma categoria formada em sua maioria, por guris dos bairros da cidade ou então de municípios vizinhos da região Metropolitana de Porto Alegre.
> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
O time, começa no próximo sábado (17), a participação na Super Copa Metropolitana de futebol.
Atleta profissional por 18 anos, Diego destaca que passa conceitos e fundamentos básicos do futebol para os jovens de sua equipe, ressaltando além disso, valores como a paciência, resiliência, força de vontade e pés no chão, em busca do sonho de se tornarem jogadores de expressão no cenário do esporte.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O clube, fundado em 1954, passou recentemente por uma reestruturação, buscando reencontrar visibilidade do trabalho feito nas categorias de base e também conquistar espaço em disputas do futebol profissional. Atualmente, as equipes formativas começam pelo Sub 13 e vão até o Sub 20.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!
Futebol do jeito brasileiro
Quando questionado sobre a escassez cada vez mais visível do surgimento de craques no futebol nacional, Diego enfatiza que, na sua visão, a criança perdeu a origem do entrosamento do esporte entre amigos, do jogo de rua, do gingado natural do jeitinho brasileiro.
Confira a entrevista na íntegra com o treinador: