Search
[adsforwp-group id="156022"]

Inspetoria veterinária confirma caso de Mormo em Tapes

img_43540_foto_1.jpg

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Tapes, confirmou a existência de um caso confirmado de mormo em uma propriedade rural da localidade de Camélia, no interior do município. As medidas necessárias para evitar a proliferação da doença, já foram tomadas.

> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Segundo o jornal Regional de Notícias, foi necessário sacrificar o animal, assim que se obteve o diagnostico positivo para a doença. Já os demais animais existentes no local, precisaram passar um exame.

A propriedade foi interditada, evitando assim, que outros animais possam estar entrando na área. A liberação só acontecerá após a realização de um segundo exame nos equinos do local, para que haja a certificação de que não há mais riscos.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O que é o Mormo?

Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, o mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!

A bactéria entra no organismo através da pele e das mucosas dos olhos e nariz. Casos esporádicos podem ocorrer principalmente em atividades profissionais relacionadas ao manejo desses animais ou manipulação de amostras contaminadas, infectando médicos veterinários, tratadores de equinos, funcionários de abatedouros e laboratoristas. Os profissionais expostos e pessoas que têm contato com animais suspeitos ou com equipamentos contaminados devem usar equipamentos de proteção individual, tais como luva, máscara, óculos e avental.

No ser humano, os sintomas gerais são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia.

> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!

Não há vacina disponível contra a doença. A prevenção envolve a identificação e eutanásia do animal infectado.