Search
[adsforwp-group id="156022"]

28 de julho na história: o início da Primeira Guerra Mundial e a morte de Lampião e Maria Bonita

img_43881_foto_1.jpg

1823 – Maranhão aderia à independência do Brasil. A resistência da região ocorreu por força das elites agrícolas e pecuaristas, fortemente conectadas à metrópole. Na época, o Maranhão era uma das mais ricas áreas do Brasil. Com forte cunho conservador, as elites locais eram avessas às ordens vindas do Rio de Janeiro. Contudo, a resistência à independência do Brasil durou até a Batalha do Jenipapo, no Piauí, que foi definitiva para a consolidação do território nacional. São Luís, a capital, foi bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio, sendo obrigada a aceitar a independência. O apoio à Coroa resultou no abandono e descaso com a região do Maranhão, que ficou fadada ao empobrecimento.

1914 – Áustria-Hungria declarava guerra à Sérvia e dava início à Primeira Guerra Mundial. Mais de 70 países foram envolvidos na guerra. O número de mortos ultrapassava os oito milhões. Devido a várias razões, de conflitos internos à falta de uma estrutura militar adequada, a participação militar do Brasil no conflito foi muito pequena; resumindo-se no envio ao front ocidental em 1918 de um grupo de aviadores (do Exército e da Marinha) que foram integrados à Força Aérea Real Britânica, e de um corpo médico-militar composto por oficiais e sargentos do exército, que foram integrados ao exército francês.

1938 – Lampião e Maria Bonita eram mortos no Sertão do Sergipe. A relação durou oito anos, e o casal teve uma filha, Expedita Ferreira Nunes, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Depois disso, Maria Bonita engravidou outras vezes, mas sofreu abortos ou os bebês morreram ainda pequenos. Lampião começou a liderar um bando de cangaceiros em 1922 e, a partir daí, passou a viver de saques a fazendas e doações forçadas de comerciantes. Ambos tiveram suas cabeças decepadas e expostas ao público para servir de exemplo.

1954 – Nascia Hugo Chavez, polêmico presidente da Venezuela. Hugo Rafael Chávez Frías, foi um polêmico e controverso presidente venezuelano. Conhecido por sua política exterior antiamericana e anticapitalista, Hugo Chavez, então tenente-coronel, havia promovido um golpe de estado em 1992 para tirar do poder o presidente Carlos Andrés Peréz, cujo governo enfrentava uma enorme crise econômica. Apesar da tentativa fracassada e da sua prisão, Hugo Chavez tornou-se uma figura bastante popular e, mais tarde, chegou à presidência da Venezuela em 1998, eleito nas urnas. Seu governo, internamente, foi caracterizado pela nacionalização de empresas privadas, e o estado passou a exercer o controle de atividades essenciais. Enquanto esteve à frente da presidência, seu governo foi alvo de várias crises, como um golpe em 2002 e protestos de trabalhadores e estudantes, em que morreram alguns manifestantes. Hugo Chavez não conseguiu assumir seu último mandato por conta de um câncer na região pélvica. Ele morreu em decorrência da doença no dia 5 de março de 2013, na capital Caracas.

1983 – O Grêmio vencia o Peñarol por 2×1 e conquistava o inédito título da Libertadores da América. Os gols foram marcados por Caio e César. O primeiro gol da partida saiu com Caio. Logo aos nove minutos de jogo, Osvaldo cruzou rasteiro para o atacante entrar de carrinho e abrir o placar. Fernando Morena deixou tudo igual, aos 25 da segunda etapa. Porém, sete minutos depois, Renato Portaluppi cobrou lateral para Tarciso, que devolveu. O camisa 7 levantou a bola da direita e cruzou para César, que apareceu atrás do marcador e deu um peixinho para estufar as redes de Fernández e assegurar a taça. Renato, após a assistência, acabou expulso após confusão, que também deu um vermelho a Venâncio Ramos.

2019 – Morria aos 98 anos, Ruth de Souza, primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de Melhor Atriz. Ela estava internada com pneumonia em um hospital do Rio de Janeiro. A artista também fez parte do primeiro grupo teatral formado por atores negros a se apresentar no Theatro Municipal do Rio. Ainda na década de 50, participou de radionovelas e começou a atuar nos teleteatros da TV Tupi. Em 1968, integrou ao elenco da TV Globo onde estreou em “Passo dos Ventos” de Janete Clair. Lá, também estrelou “A Cabana do Pai Tomás” (1969). Pioneira da TV brasileira, Ruth de Souza atuou em mais de 20 novelas. A atriz trabalhou pela última vez na minissérie da TV Globo “Se Eu Fechar os Olhos Agora” (2019).

 

Que dia é hoje

Dia do Agricultor

Dia Mundial de Combate às Hepatites

 

Aniversariantes

Daniela Mercury – 56 anos – Daniela Mercuri de Almeida é uma cantora, compositora, dançarina, produtora, atriz e apresentadora de televisão luso-brasileira. Na carreira solo vendeu mais de 20 milhões de discos em todo o mundo e já faturou um Grammy Latino. Por seu pioneirismo no gênero axé, é conhecida como a Rainha do Axé. Gravou um CD comemorativo de 25 anos do Cirque du Soleil e participou do Festival de Jazz de Montreal. A cantora é conhecida por seu trabalho voluntário, criou em 2008 o Instituto Sol da Liberdade, em parceria com o UNICEF e com a ESPN Brasil desenvolve o projeto “Caravana da Música”.

Luiz Fernando Carvalho – 61 anos – Luiz Fernando Carvalho de Almeida é um cineasta e diretor de televisão brasileiro. Ele dirigiu as principais novelas da história da TV, como Tieta, Renascer, Rei do Gado, Esperança, Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico. Alguns críticos aproximam as realizações de Luiz Fernando Carvalho ao movimento do Cinema Novo brasileiro. Os trabalhos com assinatura do cineasta foram sucesso tanto de crítica quanto de público.

Sasha Meneghel – 23 anos – Sasha Meneghel Szafir é uma atriz e modelo brasileira, conhecida por ser a única filha da apresentadora de televisão, cantora e empresária Xuxa Meneghel e do ator e empresário Luciano Szafir. Sasha cresceu sob os holofotes, tendo seus primeiros 10 minutos de vida transmitidos ao vivo pelo Jornal Nacional. Ela é casada com o cantor gospel João Figueiredo.