Adolescentes entre 12 e 17 anos serão incluídos no PNI, o Plano Nacional de Imunização. A previsão é que esses jovens comecem a ser vacinados em setembro com a aplicação de todas as primeiras doses em pessoas com mais de 18 anos.
> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
Há prioridade para os adolescentes que tenham comorbidades, ou seja, alguma condição de saúde prévia que os deixem mais vulneráveis ao coronavírus.
O anúncio da vacina para essa faixa etária veio após reunião realizada nessa terça-feira entre representantes de estados e municípios e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele disse que o governo está tomando medidas para acelerar a vacinação no país.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A Câmara Tripartite ainda debateu outros pontos sobre a vacinação, como a possibilidade de redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer. Mas essa questão ainda será estudada pela Câmara Técnica Assessora de Imunizações.
A reunião serviu também para reforçar a necessidade do cumprimento rigoroso das definições do PNI, sob pena de responsabilizações futuras.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!
Em nota, a Câmara Tripartite destacou que o sucesso da vacinação depende da atuação harmônica entre os níveis federal, estadual e municipal, além da colaboração da sociedade civil e dos meios de comunicação.