Search

China estaria ampliando produção e estoque de ogivas nucleares, dizem especialistas

Analistas americanos afirmam que a China está construindo um segundo campo de silos para o lançamento de mísseis nucleares, em um desenvolvimento que pode constituir “a expansão mais significativa do arsenal nuclear chinês de todos os tempos”. Os pesquisadores fizeram a descoberta após analisar imagens de satélite comerciais e disseram na segunda-feira que o campo – localizado perto da cidade de Hami, na província de Xinjiang – pode eventualmente incluir cerca de 110 silos.

O novo campo fica cerca de 380 km de uma base perto da cidade de Yumen, na província vizinha de Gansu. Ao todo, a Força de Foguetes do Exército de Libertação do Povo agora parece ter 250 silos em construção em Hami, Yumen, bem como em um campo de treinamento perto da cidade de Jilantai na Mongólia Interior.

Os novos silos podem permitir à China dobrar ou até triplicar seu estoque de ogivas nucleares. Conforme a maioria dos especialistas, atualmente o “estoque” chinês é de 250 a 350 ogivas.

Os pesquisadores apontam porém, que mesmo se a China dobrasse ou triplicasse seu estoque nuclear, ainda estaria muito longe dos estoques da Rússia e dos EUA, cada um com estoques de aproximadamente 4.000 ogivas.