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Paciente morre após não receber atendimento médico em São Lourenço do Sul

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Um paciente de 70 anos morreu após não receber atendimento médico adequado na última segunda-feira (02) em São Lourenço do Sul, de acordo com o prefeito Rudinei Härter. Em entrevista na Acústica FM, na manhã desta quinta-feira (05) o gestor afirmou que a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, foi “negligente”, chegando a registrar o caso na Delegacia de Polícia e Ministério Público, na tarde de terça-feira (03).

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Conforme o prefeito, um paciente que estava com baixa batimento cardíaco procurou atendimento na Policlínica 24horas e recebeu socorro pela equipe médica, logo foi percebido a necessidade de encaminhar o homem para cuidados de urgência e emergência na Santa Casa, que segundo Härter a instituição “omitiu socorro”. Ainda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pelotas foi solicitado e também negativa.

A prefeitura municipal registou o caso em órgãos de investigações para apurar as causas do óbito: “algo que jamais poderia ter acontecido”, lamenta o prefeito. O município encerrou o contrato com a Santa Casa em 31 de julho e passou a atender pacientes na Policlínica desde 01 de agosto. O gestor acredita que acontece uma “negativa ou birra”, após o encerramento da parceria.

O que diz a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul?

A reportagem da emissora tentou contato com a instituição hospitalar, mas ainda não obteve resposta. Na segunda-feira (02), a Santa Casa emitiu uma nota de esclarecimento através de página pública no Facebook. De acordo com a nota, a prefeitura está “completamente equivocada”, pois a instituição não poderia aceitar o homem pois se tratava de “uma emergência cardíaca, pelo fato da Santa Casa não possuir Unidade Cardíaca de Terapia Intensiva (UCTI)”.

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A nota aponta que o profissional de saúde do Pronto Atendimento Municipal, “não manejou o paciente com agilidade e solicitou ambulância para transferir o tal paciente, e não utilizou o transporte do município que está à disposição, ao invés de transferi-lo a um hospital de “Alta Complexidade”.

Segundo a Santa Casa, o transporte de pacientes para serviços de alta complexidade é de responsabilidade legal é do Poder Executivo. Conforme a nota divulgada, o “correto é encaminhar esses pacientes diretamente para um Hospital de Alta Complexidade”, onde consiga atendimento. A nota criticou a abertura da Policlínica: “sem condições mínimas de estrutura para realizar um bom atendimento a população”, declara.

Confira a nota da prefeitura:

Confira a nota da Santa Casa:

Ouça a entrevista com o prefeito Rudinei Härter no Primeira Hora: