O Palácio Farroupilha estará iluminado na cor lilás até o dia 14 de agosto para conscientizar os gaúchos para o combate à violência doméstica. O alerta da Assembleia Legislativa faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que neste sábado (7) completou 15 anos, um marco no combate da violência doméstica contra as mulheres no Brasil. A proposição é da Procuradora Especial da Mulher do Parlamento gaúcho, deputada Franciane Bayer (PSB).
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A campanha denominada “Agosto Lilás” surgiu em 2016, quando foram celebrados os 10 anos da legislação, com o objetivo de intensificar o conhecimento sobre ela, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o problema. Além disso, busca anualmente divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), enalteceu a iniciativa. “Precisamos chamar a atenção para toda a ação que contribua para evitarmos mais violência, assim como é preciso destacar a importância do registro de casos deste tipo”, afirma o parlamentar.
> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui!
Autora da proposta, a deputada Franciane destaca o papel da Casa ao dar espaço para a campanha. “Comprometido com a luta pelo fim da violência contra as mulheres, o Parlamento gaúcho se soma à campanha ao iluminar a casa do povo com a cor lilás. Um ato simbólico, mas que representa muito para que as mulheres que enfrentam o problema saibam que não estão sozinhas”, explica.
#BastadeViolência contra as MulheresAlém da iluminação da fachada, a Procuradoria da Mulher lançou nesta semana a exposição #BastadeViolência contra as Mulheres, que está aberta para visitação no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha, durante todo o mês. Já na quarta-feira (11), acontece uma audiência pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos para debater o Mapa da Violência contra as Mulheres no RS e as ações do Estado para enfrentar o problema. Por fim, no dia 16 de agosto, a Procuradoria promove uma palestra, voltada para as mulheres e os homens que trabalham na Casa, mas que poderá ser acompanhada pelo canal da TV AL no Youtube, abordando o tema da violência doméstica e os tipos de assédio que acontecem no ambiente de trabalho.
Agosto Dourado e LaranjaDurante o mês, o prédio também foi iluminado na cor dourado, em homenagem à Semana Mundial da Amamentação 2021, e entre os dias 15 e 31 de agosto é a vez da cor laranja, que busca conscientizar os gaúchos sobre a esclerose múltipla. Leia mais sobre as ações clicando aqui.