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Ecosul emite nota após arquivamento de contrato da BR-116

Foto: Valesca Luz/Arquivo/Acústica FM
Foto: Valesca Luz/Arquivo/Acústica FM

A Ecosul emitiu uma nota na manhã
desta sexta-feira (13) após o arquivamento do pedido de prorrogação do contrato da BR-116 e BR-392 a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A
empresa justifica que a “suspensão decorreu diante da ausência de um ambiente
favorável à continuidade do projeto”.

Segundo a empresa, o debate do
tema iniciou ainda no ano passado com autoridades políticas, lideranças
regionais, empresariais e sociedade. A Ecosul buscava viabilizar investimentos
na rodovia com a prorrogação antecipada do contrato com base na Lei 13.448/17.

Portanto, inserido em um “entendimento
com Ministério da Infraestrutura de forma madura, respeitosa e equilibrada, de
que o atual cenário não apresenta as condições mais favoráveis a todos os
atores para avançar neste debate e nas próximas etapas do processo, optou-se
pela solicitação de retirada da proposta junto à ANTT”, diz a nota.

O contrato da Ecosul no Polo
Rodoviário Pelotas vai até março de 2026 e garante cumprimento integral de
todas as regras e prestando serviços de qualidade e atendimento ao usuário. Na
manhã desta sexta-feira (13) o deputado estadual Marcus Vinicius, em entrevista
na Acústica FM, comemorou a desistência de renovação contratual da Ecosul.

 

Confira a nota:

A Ecosul informa que solicitou à
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a suspensão do pedido de
prorrogação antecipada do contrato de concessão do Polo Rodoviário de Pelotas
(BR-116 e BR-392).

A solicitação de suspensão
decorre diante da ausência de um ambiente favorável à continuidade do projeto.

O debate em torno do tema teve
início ainda no ano passado. De lá para cá, ocorreram vários diálogos com
governos federal e estadual, parlamentares, prefeitos, lideranças empresariais
e demais agentes da sociedade. Nesse período, a proposta inicial, que previa a
redução da tarifa de pedágio, a modernização do contrato de concessão e a
execução de obras nas BRs 116 e 392, teve o acréscimo de sugestões envolvendo
ações também na BR-290 e outras importantes obras, como melhoria em acessos a
cidades, viadutos e passarelas.

A Ecosul trabalhou sempre em
busca de uma proposta equilibrada, que fosse boa para os usuários e para a
empresa e que buscasse solucionar gargalos logísticos da região.

Tais investimentos seriam
viabilizados por meio da prorrogação antecipada do contrato de concessão pelo
tempo necessário ao devido reequilíbrio econômico financeiro, com base na Lei
13.448/17.

No entanto, tratou-se de um
debate amplo e complexo, que enfrentou resistência por parte da sociedade.

Assim, num entendimento com o
Ministério da Infraestrutura, de forma madura, respeitosa e equilibrada, de que
o atual cenário não apresenta as condições mais favoráveis a todos os atores
para avançar neste debate e nas próximas etapas do processo, optou-se pela
solicitação de retirada da proposta junto à ANTT.

O contrato da Ecosul no Polo
Rodoviário Pelotas vai até março de 2026 e a prioridade da empresa no momento é
cumpri-lo seguindo integralmente todas as regras e prestando, com qualidade,
todos os serviços de atendimento ao usuário e manutenção da infraestrutura
rodoviária, além de manter a empresa como parceira da comunidade da Zona Sul e
de todos os gaúchos em ações sociais, culturais e em outras áreas, mas, acima
de tudo, na busca pela solução dos gargalos logísticos da região.

Se for do entendimento de todos
de que é possível, no futuro, sem fazer qualquer previsão de data, retomar esse
debate, com uma nova proposta, adequada à realidade do respectivo momento, a
Ecosul estará disposta a cumprir o seu papel, e trabalhará para construir um
novo estudo, que seja equilibrado e ideal para todas as partes.

A Ecosul agradece a todos os
envolvidos nesse debate, especialmente às lideranças que dialogaram com a
empresa de forma muito transparente, e reafirma seu compromisso de abertura ao
diálogo, de forma permanente, com todos os agentes interessados na questão
logística e no desenvolvimento da Zona Sul.