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Auxílio Brasil: saiba quem tem direito e como se cadastrar para receber o benefício

O objetivo do governo de Jair Bolsonaro é que o auxílio deva chegar até R$ 400. Foto: Valesca Luz/Acústica FM
O objetivo do governo de Jair Bolsonaro é que o auxílio deva chegar até R$ 400. Foto: Valesca Luz/Acústica FM

Em novembro, o Auxílio Brasil, benefício social que vai
substituir o Bolsa Família deve começar a ser pago pelo governo federal. Diante
disso, diversas pessoas se perguntam se tem direito, como faz para se inscrever
e quanto será pago.

O objetivo do governo de Jair Bolsonaro é que o auxílio deva
chegar até R$ 400. Conforme a nova Medida Provisória (MP), a forma de receber o
Auxílio Brasil será semelhante com o atual Bolsa Família. Isso significa que os
beneficiários precisam ser inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

– Pessoas com
renda mensal de meio salário mínimo por pessoa ou menos (R$ 550 em 2021);

– Famílias com
renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300 em 2021);

– Famílias com
as informações atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).

Cadastro

Para quem já recebe o bolsa família, a inscrição será
automática, conforme o Ministério da Cidadania. Para novas inscrições, é
importante que os interessados ingressem no CadÚnico.

Ou seja, quem não tem Cadastro Único precisa ir até um
Centro Regional de Assistência Social (CRAS) para fazer o procedimento.

Saiba quem pode se inscrever no CadÚnico

Para garantir a inscrição no CadÚnico as famílias precisam
se enquadrar nos seguintes requisitos:

– Somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo
pelo número de membros da família, o valor for de até R$ 522,50 (metade do
salário mínimo) por mês; OU

– A soma dos salários de todas as pessoas da família for de
até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); OU

– Estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha em
situação de rua ou uma família em situação de rua; OU

– Pode ser que você não esteja em nenhuma dessas situações,
mas precise fazer seu cadastro para receber um serviço que exija isso. Se esse
for seu caso, poderá se cadastrar também.

Ao se enquadrar nos requisitos solicitados, basta se dirigir
ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo no município
em que reside.

Documentação necessária

– Certidão de Nascimento;

– Certidão de Casamento;

– CPF;

– Carteira de Identidade (RG);

– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);

– Carteira de Trabalho;

– Título de Eleitor.