Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquense que realiza atos sociais no RS é agraciado com Mérito Farroupilha

Honraria foi proposta pelo deputado Dirceu Franciscon (PTB). Foto: Divulgação
Honraria foi proposta pelo deputado Dirceu Franciscon (PTB). Foto: Divulgação
Em cerimônia realizada na semana passada, a Assembleia Legislativa concedeu a Everton Alfonsin, o “Caco”, a Medalha do Mérito Farroupilha, honraria máxima do parlamento gaúcho. 
O proponente da medalha, deputado Dirceu Franciscon (PTB), enalteceu o excelente trabalho que Caco desenvolve em Canoas e no Estado.
“O trabalho social que o Caco realiza em prol das pessoas e o grande ser humano que é me levaram a indicá-lo para receber a honraria máxima desta Casa”, contou Franciscon.

“Em 2017, quando cheguei em Canoas, o Caco me deu palavra de força e esperança para seguir em frente; quando estava com Covid-19, ele pedia diariamente de mim e orou para que eu melhorasse. O Caco estende, junto com a mão, o amor, o carinho e a paz, e é isso que precisamos. Ao Caco e a todos que trabalham com ele, o meu muito obrigado por existirem e por fazerem o bem”, agradeceu. 

Caco, que esteve no plenário Júlio de Castilhos acompanhado de sua equipe da ‘Cia do Caco’ e de familiares, agradeceu a todos pela colaboração e confiança.

“Essa medalha que recebo só tem significado devido às pessoas por trás, e essa pessoa se chama Dirceu Franciscon, que é puro sentimento”, disse ele

Natural de Camaquã, ele viveu nas ruas da capital gaúcha. Caco, um apaixonado por carros, uniu a dificuldade com o amor ao próximo.
Alfonsin, é o atual presidente da Ação Social Santa Isabel, defensora do Lar de idosos São José. O empresário, também é fundador da oficina de customização Cia do Caco, comércio de carrinhos de brinquedo originais e customizados.
Biografia
Inspirado no ato acolhedor de sua família, iniciou seu trabalho social entregando quarenta brinquedos arrecadados a crianças carentes no natal. A primeira ação foi há cerca de trinta anos, sendo que, atualmente, distribui mais de 10.000 brinquedos todos os anos. Caco também levou projetos sociais a seis presídios do estado e é responsável por ações que envolvem crianças, idosos e pessoas em situação de prisão. É instrutor de direção evasiva, capacitando várias forças de segurança do estado de forma graciosa. 
O maior desafio de Everton ocorreu no ano de 2011, quando passou a dedicar-se à presidência voluntária da Ação Social Santa Isabel, em Canoas. O convite partiu da filha da fundadora, Filomena Meireles, após o falecimento de sua mãe, pois já conhecia o trabalho desenvolvido por ele. Em 2021, a instituição completa sessenta anos e Caco entregará uma ambulância, uma van com acessibilidade e um ônibus adaptado com dois consultórios para atendimento às comunidades da região.
Alfonsin é o atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, tendo presidido por sete anos a Comissão de Ética Pública de Canoas. A Ação Social Santa Isabel faz a gestão do Lar São José e do Abrigo Municipal. No primeiro, cinquenta idosos estão internos e, no segundo, 37 crianças estão sob seus cuidados. Dos idosos às crianças, trata todos como filhos.
No ano de 2017, criou a Cia do Caco, que deu visibilidade aos antigomobilistas do estado, participando e promovendo eventos para exposição de carros personalizados e encontros de colecionadores. Como piloto de caminhão de corrida, todas as ações da Cia do Caco têm o objetivo de recolher roupas e alimentos para as campanhas de distribuição. No mês de junho foram doadas 30.000 peças de roupas para o governo do estado, 31.000 peças para a cidade de Bagé, 14.000 para a cidade de Dom Feliciano, 1.000 para Canoas e alimentos para a cidade de Capela Santana. Em 2019 recebeu o prêmio de responsabilidade social na cidade de Canoas e, hoje, auxilia o Ministério Público com capacitações nas instituições de longa permanência no que se refere à gestão. Everton Alfonsin é um entusiasta e agregador que acredita não fazer o bem sozinho, envolvendo pessoas que acreditam nisso.