Search
[adsforwp-group id="156022"]

Participação na Consulta Popular cai quase 42% na Zona Sul

img_4521_foto_1.jpg

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul) divulgou o resultado da participação dos eleitores da Região Sul na Consulta Popular do Estado. Foi uma das mais baixas desde que o processo fui implantado. A participação diminuiu quase 42% em relação ao ano passado. Pela internet ou pelo voto manual nas urnas, foram 31.118 eleitores.

Em Pelotas, dos 251.772 eleitores apenas 10.342 votaram. Em Rio Grande, 2.830 pessoas foram às urnas, 1,8% do total. Pela primeira vez um município não será beneficiado diretamente com repasses. Em Chuí apenas 73 pessoas votaram. O maior percentual de participação foi registrado em Arroio do Padre, com 20,7% dos votantes. A redução da participação já era esperada pela organização porque muitos locais ficaram fechados em razão da greve dos servidores do Estado e porque houve pouca divulgação. Os recursos também encolheram praticamente para a metade: são 5 milhões e 200 mil reais para a Zona sul.

Os cinco projetos escolhidos foram: qualificação de espaços em escolas estaduais, Rede Cegonha, correção de solos, polos tecnológicos e implantação de pomares, equipamentos e insumos. A área prioritária indicada pelos eleitores para receber mais investimentos é a Saúde.