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Como as farmácias podem contribuir para melhorar a qualidade e aumentar a expectativa de vida da população idosa

Foto: Valério Weege/Arquivo/Acústica FM
Foto: Valério Weege/Arquivo/Acústica FM

A longevidade está no
sonho da maioria das pessoas. São poucas as que não gostariam de chegar ou até
mesmo passar dos 100 anos. Conforme dados atualizados do Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no Brasil cresce e já passa
de 33 milhões de pessoas. Até 2050, esse número deve saltar para mais de 90
milhões de idosos, de acordo com projeções da Organização Mundial da Saúde
(OMS).

No 1º de outubro,
Dia Mundial do Idoso, o fato é que o Brasil está envelhecendo a uma velocidade
acelerada e as farmácias têm grande contribuição para quem quer viver mais e
melhor. E não apenas na dispensação do medicamento, mas também para prestar
assistência farmacêutica com foco no acompanhamento e prevenção.

“Nossos farmacêuticos
estão capacitados para prestar o serviço de atenção primária à saúde. Tendo
competência para fazer a triagem, e se necessário encaminhar ao médico,
prescrever suplementação alimentar, fazer o acompanhamento da adesão ao
medicamento, informar o uso correto e, além disso, realizar diversos exames
dentro da farmácia”, explica o coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede de
Farmácias São João, Roberto Canquerini.

As farmácias estão
muito presentes no dia a dia dos idosos, devido à demanda maior por tratamentos
e uso de medicamentos. E é aí que está a oportunidade de priorizar o
atendimento farmacêutico e a saúde preventiva.

“Começar o quanto antes
com os cuidados em saúde física e mental, torna o envelhecimento saudável cada
vez mais atingível. Principalmente, no rastreio de doenças que podem ser
prevenidas ou tratadas desde o início, como as cardiovasculares e oncológicas,
mas também sem esquecer da saúde mental”, alerta Jefferson Cunha, médico de
Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João.

Junto com o envelhecimento,
chega a necessidade de avançar na oferta de produtos e serviços. A 4ª maior
rede de varejo farmacêutico do Brasil, com mais de 850 lojas, trabalha atenta
as novidades em âmbito mundial, para ofertar o melhor e explorar cada vez mais
os benefícios que o profissional farmacêutico pode trazer para os clientes da
terceira idade.

“Trabalhamos
incansavelmente para oferecer sempre novidades, preços competitivos e
atendimento diferenciado. Nas Farmácias São João, primamos, acima de tudo, por
um atendimento humanizado, com acessibilidade, conforto, ética,
responsabilidade e todo carinho que este público merece”, destaca o presidente
da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.

 

Interações
medicamentosas

Grande parte dos idosos
faz uso de polifarmácia (uso de vários medicamentos com ou sem prescrição
médica). Essa prática é arriscada e se usada de forma inadequada pode aumentar
o risco de interações medicamentosas, intoxicação, reações adversas e falha no
tratamento.

Devido ao fato de que
muitos medicamentos não precisam de receita médica, a orientação do
farmacêutico é indispensável. 

 

Exames nas farmácias

As farmácias oferecem
uma gama expressiva de vacinação e exames rápidos. Na Rede São João estão
disponíveis:

– Testes de TSH que é a
avaliação da saúde da tireoide para detecção precoce de problemas como hiper ou
hipotireoidismo e câncer de tireoide.

– Análise corporal por
bioimpedância: avaliação da gordura corporal e gordura visceral – a gordura
visceral é fator de risco para câncer de mama, risco de doenças
cardiovasculares e outros tipos de câncer.

– Além de acompanhamento básico comoverificação
de pressão arterial, glicose e colesterol.

 

Acompanhamento e
estrutura

Entender os
problemas, necessidades e oferecer soluções que reduzam os custos com a saúde e
ao mesmo tempo que possam melhorar a qualidade de vida dos idosos. Este é o
foco da Rede de Farmácias São João que conta com mais de 670 consultórios
farmacêuticos, em mais de 200 municípios do RS, SC e PR. Em 120 farmácias já
são oferecidos dois ou mais consultórios para o melhor conforto dos serviços
prestados.