Search
[adsforwp-group id="156022"]

Autoridades confirmam que criança que contraiu raiva continua em estado grave

A doença é transmitida pela saliva do animal infectado. Foto: Reprodução
A doença é transmitida pela saliva do animal infectado. Foto: Reprodução

Uma criança de dois anos que contraiu o vírus da raiva em Chapadinha (MA) segue em estado gravíssimo no Hospital Universitário em São Luís (MA).

Ela foi mordida por um animal silvestre, mas ainda não há confirmação da origem da doença. Por isso, está sendo feito um bloqueio e investigação em cães e gatos do local.

Esse é o primeiro caso da doença registrado após oito anos no estado. Os últimos dois casos foram notificados na cidade de Humberto de Campos e São José de Ribamar em 2013.

Autoridades de saúde da região anunciaram a vacinação contra raiva em todas as pessoas do povoado, além do treinamento para todos os agentes comunitários de saúde em Chapadinha, treinamento para os médicos e enfermeiros sobre o diagnóstico da raiva e protocolos de atendimento.

A doença é transmitida pela saliva do animal infectado. No caso de agressão por parte de algum animal, deve-se lavar o ferimento com bastante água e sabão, aplicar produto antisséptico e procurar o mais rápido possível ajuda médica.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que previne também a raiva humana. Não há vacinação para animais silvestres.

Por isso, o indicado é não tocarem morcegos e outros animais, principalmente, quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não-habituais.