Search
[adsforwp-group id="156022"]

Expointer: Jurados começam a votar nos melhores produtos

img_4632_foto_1.jpg

O julgamento dos produtos inscritos no Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar começaram na tarde desta-segunda-feira (31) na Feira da Agricultura Familiar, na Expointer. Em um espaço decorado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para reproduzir um armazém colonial, jurados analisaram e votaram em 10 amostras de salames e 26 amostras de sucos de uva integral e vinhos finos e de mesa.

O concurso continuará nesta terça-feira (1º), com avaliação de sete queijos e 15 cachaças. No total, o concurso contempla oito categorias para itens de produtores inclusos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

A análise dos salames foi feita por representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Emater/RS-Ascar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já para avaliar os sucos integrais e vinhos tinto seco e de mesa, participaram técnicos da Embrapa Uva e Vinho, do Laboratório de Referência Enológica (Laren), do Instituto Federal do RS (IFRS) e da Emater Bento Gonçalves.

Na terça-feira (1º), passarão pelo crivo dos jurados queijos tipo colonial e cachaças prata e envelhecida. “Os objetivos do evento são estimular a produção da agroindústria familiar com qualidade, divulgar e valorizar os produtos característicos da Região Sul”, diz o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria Tavares.

Já para o concurso da categoria mel, estão disponíveis amostras para votação popular no espaço institucional da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). A votação na categoria mel prossegue até esta terça-feira. Os vencedores do no 4º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar serão revelados e premiados na próxima sexta-feira (4).

A Feira da Agricultura Familiar na Expointer é realizada por SDR e MDA, em parceria com Emater-Ascar/RS, Fetag/RS, Fetraf/RS, Coceargs e Via Campesina.