Search
[adsforwp-group id="156022"]

Luiz Carlos Bertotto será o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias

img_465_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro anunciou nesta terça-feira (31) o nome de Luiz Carlos Bertotto como futuro presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), órgão que será responsável pela administração das praças de pedágios a partir de 2013. Profissional com larga experiência na área de trânsito, Bertotto participou da implantação da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) de Porto Alegre e exercia atualmente o cargo de secretário municipal de Transportes e Mobilidade em Canoas. 

De acordo com o chefe do Executivo, a orientação é de que a empresa seja um modelo na utilização das melhores tecnologias para cumprir suas finalidades. “Esta será uma empresa destinada a administrar e controlar os pedágios, mas também deverá administrar contratos, já que irá agregar um conjunto de serviços originários da iniciativa privada que terão grande importância”. 

O futuro presidente afirmou que a prioridade é estruturar a empresa no menor prazo possível. Segundo ele, o foco será o investimento em tecnologia e segurança para os motoristas. “Temos que ter estradas com qualidade e seguras, para que a população possa se deslocar por elas com o menor número de acidentes possível”, destacou. 

A EGR funcionará junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) durante a sua estruturação. Além da Seinfra, a nova empresa também ficará subordinada à Casa Civil. 

Luiz Carlos Bertotto 
Com formação superior em Engenharia Eletrônica pela PUCRS e especialização em Trânsito e Transporte na UFRGS, Bertotto ocupava, desde janeiro de 2009, o cargo de secretário municipal de Transportes e Mobilidade em Canoas/RS. Funcionário de carreira da Prefeitura de Porto Alegre desde 1982, foi supervisor de Operações da Secretaria Municipal de Transportes da Capital entre 1989 e 1992, quando coordenou todo o sistema de transporte da cidade. 

Na prefeitura da Capital exerceu ainda os cargos de diretor-presidente da Empresa de Ônibus Carris Porto Alegrense (1993 a 1994), secretário municipal dos Transportes (1995 a 1998 e 2001 a 2002) e participou da implantação da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), sendo o seu primeiro diretor-presidente. 

Bertotto foi ainda diretor-presidente do Detran entre 1999 e 2000, diretor regional do RS na Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) entre 2001 e 2002, presidente do Fórum Nacional de Dirigentes de Transporte e Trânsito Urbano entre 2001 e 2003, diretor de Cidadania e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade do Ministério das Cidades entre 2003 a 2008, presidente do Conselho Fiscal de Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e conselheiro do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).