Search

Vacinação em Camaquã: imunização contra covid-19 acontece nesta segunda-feira (01)

O Centro de Imunizações Viegas em Camaquã, estará imunizando a população nesta segunda-feira (01) contra a covid-19. As doses estarão disponíveis para quem se enquadra na organização estabelecida pela Secretaria Municipal da Saúde.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo havendo ponto facultativo aos funcionários públicos neste dia, os profissionais de saúde estarão atendendo aos grupos específicos na véspera do feriado de Finados. O município aderiu ao sistema de intercambialidade de vacinas, que proporcionou que haja um aceleramento de imunizações com a segunda dose.

Seguindo determinadas regras e organização pelos profissionais da saúde, isso significa que em alguns casos, é possível que uma pessoa receba a 1ª dose de um fabricante, e a segunda de outro. Segundo a coordenadora do setor de imunizações do município, Danieli Hain, este tipo de imunização teve início nesta terça-feira (26), após autorização do Governo do Estado.

“Com a falta do imunizante da Fiocruz, o estado autoriza municípios a completar com a vacina da Pfizer o esquema primário de quem iniciou com Fiocruz”, disse Danieli.

Em Camaquã, quem fez a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz até o dia 1º de setembro, já pode procurar o centro de imunização para fazer a segunda dose com a vacina da Pfizer.

Quem mais pode se imunizar em Camaquã:

Para primeira dose:

– Pessoas com 18 anos ou mais podem receber a primeira aplicação do imunizante Butantan/CoronaVac.

– Pessoas com 12 anos ou mais podem receber a primeira aplicação do imunizante Pfizer.

Segunda dose antecipada:

– Pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Fiocruz/AstraZeneca devem seguir a data pré agendada no cartão de vacinação.

– Pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer até o dia 1 º de setembro, podem receber a dose antecipada.

– Pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Butantan/CoronaVac, devem seguir a data pré-agendada no cartão de vacinação.

Terceira dose:

– Profissionais da saúde e pessoas com 60 anos ou mais, que receberam a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses.

Dose adicional:

– Pessoas com imunossupressão após 28 dias da segunda aplicação.

Nesta segunda-feira (01), os serviços são oferecidos para a comunidade no Centro de Imunizações Viegas, junto ao Centro Social Urbano. O horário de atendimento acontece das 8h30 às 11h30 e das 12h às 16h30.

Vale lembrar que na terça-feira (02) as doses não serão ofertadas em razão do feriado de Finados. Mas os atendimentos retornam normalmente na quarta-feira (03).