Search
[adsforwp-group id="156022"]

Abertura da 13ª Expoarte é marcada por momentos de emoção

img_4691_foto_1.jpg

A abertura da 13ª Expoarte de Camaquã, realizada no dia 2 no Centro Administrativo, foi marcada por momentos de alegria e de muita emoção. Os jovens da Escola de Circo Parangolés encantaram a todos com o seu talento ao apresentar a obra teatral “O quartinho da bagunça”. 

Na sequência, o poeta Onélio Lopes Chagas declamou uma poesia homenageando os alunos e instrutores. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Paulo Mecca, secretários, vereadores, presidentes de entidades e comunidade em geral. 

Promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, através do Centro de Geração de Renda e Setor de Cursos, a feira tem como grande objetivo a apreciação e a comercialização dos artesanatos produzidos nos cursos que acontecem nos clubes de mães da cidade e do interior, mas é também um momento de integração de todos os clubes. 

Esse ano, a Expoarte conta com a colaboração de 24 instrutores, os quais ministram cursos em cinco entidades, 29 clubes de mães, além do Centro de Geração de Renda, totalizando 901 participantes. Durante as aulas, os alunos aprendem as mais diversas técnicas e, ao final da qualificação recebem seu certificado. 

A exposição é de encher os olhos com uma variada mostra de artigos para o lar e para presentear em crochê, biscuit, tricô, macramê, pintura, bordado, entre outras técnicas. Inês Dilelio mora em Porto Alegre, visitou a Expoarte e ficou impressionada com a exposição, “muito linda, é muito bom esse incentivo que dão para a comunidade de Camaquã”. 

Leandro Decavatá, coordenador do Centro de Geração de Renda e Setor de Cursos, salienta: “As produções de todas as artes são como poesias e seus artesãos como poetas. A feira está incrível e é muito bom ver a valorização do artesanato no nosso município”.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josiane Longaray, acredita que essa troca e a convivência entre as gerações é muito importante: “Temos muitos motivos para comemorarmos, dentre esses, está o grande número de alunas que frequentam os clubes, das mais variadas idades, dos 13 aos 93 anos. É realmente uma riqueza de troca de experiências. Isso mostra a arte. É o artesanato fazendo parte da história de Camaquã”. 

A visitação à13ª Expoarte segue até o dia 4, aberta para toda a comunidade no Centro Administrativo Municipal, na Av. Olavo de Moraes, 1070. Para mais informações ligue 3671-2747.