Search
[adsforwp-group id="156022"]

Boletim da Fiocruz revela aumento de casos de Influenza

A cidade do Rio de Janeiro vive um surto da doença. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro vive um surto da doença. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio de Janeiro

O novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira pela Fundação Oswaldo Cruz, traz dados que alertam para o risco de importação dos casos de influenza. A cidade do Rio de Janeiro vive um surto da doença, que fez com que a busca por atendimento nas unidades da rede municipal de saúde aumentasse em mais de 400%. O cenário também levou à interrupção da campanha de vacinação contra a gripe por falta de doses. 

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Os dados divulgados são referentes à semana epidemiológica 48, que abrange os dias entre 28 de novembro e 4 de dezembro. No período, o Brasil registrou crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave em todas as faixas etárias abaixo de 60 anos, mas com prevalência no grupo de crianças e jovens adultos.

No caso das crianças de zero a 9 anos, os resultados seguem indicando predomínio do vírus sincicial respiratório, também observado nos últimos boletins. Já nas demais faixas etárias, os casos se mantêm majoritariamente associados ao Sars-CoV-2, com exceção do Estado do Rio de Janeiro, onde há predomínio do vírus influenza A tanto em crianças quanto na população adulta.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O levantamento também chama a atenção para o fato de que em 12 dos 26 estados e no Distrito Federal há sinal de crescimento nos indicadores relacionados à síndrome respiratória aguda grave na tendência de longo prazo. Os locais são: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

Os estados que apresentaram sinal de queda na tendência de longo prazo são: Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.