A cúpula do Mercosul, que começa hoje na província argentina de Mendoza com uma reunião de chanceleres, deve ter como tema principal a crise política no Paraguai e o impeachment do presidente Fernando Lugo.
Apesar de ser sócio pleno do Mercosul, a participação do país no evento foi cancelada após a destituição de Lugo, aprovada em poucas horas na última sexta-feira (22) pelo Congresso local.
A situação do Paraguai também vai ser centro de um encontro extraordinário de chefes de Estado e de Governo da Unasul (União das Nações Sul-Americanas). A reunião vai ocorrer em Mendoza, na sexta-feira (29), para aproveitar a presença dos líderes do Mercosul.
Ontem, em declarações à imprensa, Lugo disse que “houve uma ruptura do processo democrático paraguaio, com um julgamento político irracional, sem argumentos para se chegar a uma decisão como essa”.
Ele disse ainda que não comparecerá a nenhuma das reuniões em Mendoza, mesmo tendo sido convidado, para “não influenciar nas decisões” dos organismos regionais.
Fonte: R7
Foto: Norberto Duarte/AFP