Search
[adsforwp-group id="156022"]

Com alta procura faltam testes rápidos para a covid-19 nas farmácias brasileiras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Farmácias de todo Brasil estão sem estoque de testes rápidos para a covid-19. A procura durante o mês de dezembro superou as expectativas e levou ao desabastecimento em algumas locais.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, o aumento chegou a 100% se comparado ao mês de novembro. Sérgio Barreto, presidente da Abrafarma esclarece que além do aumento na procura, os testes positivos também cresceram consideravelmente, com cerca de 26% e testes positivos em dezembro contra 6% em novembro.

A segunda quinzena de dezembro foi intensa e mais de 229 mil testes em farmácias foram feitos, superando em 50% a primeira etapa do mês, quando 177 mil exames foram realizados.

A alta procura para testagem está ligada as comemorações de fim de ano, férias escolares e aumento de pessoas com sintomas gripais, devido ao vírus da gripe e também a variante Ômicron do coronavírus.

O médico infectologista Julival Ribeiro acredita que essa alta procura de testes deve continuar nos próximos dias devido as confraternizações de final de ano.

Esse aumento na procura por testes rápidos para covid-19 foi em farmácias particulares.

O Ministério da Saúde, por meio de nota, informou que ampliou em setembro, o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. O plano recomenda que estados e municípios apliquem os testes em pessoas com e sem sintomas da doença.

Texto: Igor Cardim/Agência Brasil