Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rio Grande investirá 450 mil reais na compra de produtos rurais

Foto:  Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade de Rio Grande aplicará neste ano o valor de R$450 mil reais para a compra de aproximadamente 65 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar. Os alimentos serão destinados para a merenda escolar, totalizando um aumento de 50% dos recursos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Em 2021, 42 toneladas de alimentos de 24 famílias da agricultura familiar foram fornecidas para 46 instituições de ensino do município. Conforme os dados da Emater/Ascar e da Secretaria de Pesca, Agricultura e Cooperativismo, em 2021 foram destinados aproximadamente R$ 300 mil para a compra da produção dos agricultores inscritos no programa.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Através do novo investimento a expectativa é expandir a cobertura e alcançar todas as 75 escolas municipais.  A quantidade de fornecedores também deve aumentar.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Marilda Silva da Silva, a compra de alimentos direto dos produtores locais garante tanto mais qualidade na nutrição dos estudantes como contribui para movimentar a economia da cidade.

De acordo com a gestora, “a qualidade do alimento que chega às escolas é muito boa e a gente consegue agregar vários valores nessas compras, garantindo também mais força para o produtor rural. É uma venda certa para eles, o que eles produzirem nós vamos adquirir. É muito melhor deixarmos esse recurso aqui, movimentando a economia do município”, afirma.

No auge da pandemia foi através do PNAE, que foi garantida a alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade social. Conforme informações da Emater os produtos mais adquiridos pelos produtores tem sido cebola, repolho, alface, couve, brócolis, cenoura, beterraba, morango, abóbora, tomate e batata doce.