Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 13 de janeiro – Morte de Nelson Werneck e naufrágio do Costa Concordia

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

1610 – Galileu Galilei descobria o satélite Calisto. Calisto é um satélite do planeta Júpiter. Seu diâmetro era de aproximadamente 4.900 km, transformando-o na terceira maior lua do Sistema Solar, com o mesmo tamanho do planeta Mercúrio. Ainda que o nome “Calisto” tenha sido sugerido por Simão Marius, pouco depois de seu descobrimento, esse nome e os nomes dos outros satélites galileanos não foram usados até meados do século XX. Usava-se a forma numeral romana e se denominava “Júpiter IV” ou “quarto satélite de Júpiter”.

1910 — A primeira transmissão pública de rádio ocorre. Uma performance ao vivo das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci é transmitida pela rádio da Metropolitan Opera House, em Nova Iorque.

1999 – Morria Nelson Werneck Sodré, militar, escritor, historiador e político brasileiro. Publicou algumas centenas de artigos e sete livros, entre eles “Formação da Sociedade Brasileira”, “O que se Deve Ler para Conhecer o Brasil”, “As Classes Sociais no Brasil” e “Quem Matou Kennedy”. Contudo, por conta de suas posições políticas, como ser contra a participação do Brasil na Guerra da Coreia, ele sofreu retaliações militares e teve que se conformar com cargos de pouca relevância. Durante o regime militar, ele ainda teve obras apreendidas de livrarias e de depósitos das editoras. Deste período até sua morte, o escritor publicou aproximadamente outros 30 livros.

2012 – Ocorria o naufrágio do transatlântico Costa Concordia. O navio afundou após bater em uma rocha na ilha italiana de Giglio. O acidente abriu um buraco no casco e inundou o navio, que virou. Ao todo, 32 pessoas morreram. O Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo no momento do impacto. O comandante Francesco Schettino, apontado como o responsável pelo acidente, foi um dos primeiros a abandonar o navio, deixando passageiros e tripulação para trás.

2018 – Um falso alerta de emergência de um ataque de míssil iminente no Havaí causou pânico generalizado no estado. Um alerta de míssil balístico foi emitido através do Sistema de Alerta de Emergência e do Sistema de Alerta Móvel Comercial pela televisão, rádio e telefones celulares no estado do Havaí. Trinta e oito minutos depois, as autoridades estaduais emitiram uma segunda mensagem, dizendo que a primeira era um alarme falso. A falha foi causada por um erro de comunicação durante um exercício na Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí. O administrador de gerenciamento de emergência do estado acabou renunciando do cargo.

 

Aniversariantes:

Renato Aragão – 88 anos – Antônio Renato Aragão é um ator, diretor, cineasta, produtor, comediante, dublador, humorista, escritor, roteirista, apresentador, empresário e cantor, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi, seu principal personagem. Renato é advogado, formado pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961.

Paulo César Tinga – 45 anos – Paulo César Fonseca do Nascimento, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante e meia. Seu apelido advém de ter nascido e sido criado no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre.

Em abril de 2016, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Começou a carreira no Grêmio, mas suas maiores conquistas foram com a camisa do Internacional, onde foi campeão da Copa Libertadores da América em duas oportunidades (2006 e 2010).

Orlando Bloom – 46 anos – Orlando Jonathan Blanchard Copeland Bloom é um ator britânico. É principalmente conhecido por seu papel de Legolas nas trilogias de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Troy e pelo papel de Will Turner em Piratas do Caribe. Orlando já foi nomeado embaixador da UNICEF em 2009.