Search

Após dois atrasos, vacinas para crianças devem chegar em solo gaúcho ainda nesta sexta-feira (14)

Foto: SES
Foto: SES

A expectativa das primeiras doses para imunização contra a Covid-19 da faixa etária de 5 a 11 anos, estão previstos para chegar em solo gaúcho no início da tarde desta sexta-feira (14). A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde.

O lote acabou sofrendo dois atrasos, quando inicialmente estava prevista para chegar 0h e 45 minutos e depois as 8he40 minutos. Após o desencontro de horário, a secretaria divulgou que as vacinas devem chegar as 13h15. A remessa deve contar com 59 mil doses da Pfizer e chegará ao estado pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A imunização de crianças de 5 a 11 anos será feita por faixa etária, com prioridade para os que têm comorbidades ou sejam portadores de deficiência permanente.   

De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

Em janeiro, as crianças de 11 anos sem comorbidades; em fevereiro, crianças de 9 a 10 anos sem comorbidades; e em março, crianças de 8 anos sem comorbidades.

Cada estado vai divulgar a data de início da vacinação. Cabe às secretarias estaduais de Saúde a distribuição das doses para os municípios. Como cada região tem realidade logística diferente, a definição do cronograma fica por conta dos gestores estaduais e municipais. No Rio Grande do Sul a imunização está marcada para começar dia na próxima quarta-feira (19).