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Ações da Sony despencam após a Microsoft anunciar planos para adquirir a Activision Blizzard

Divulgação
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O mercado de ações de Tóquio reagiu negativamente hoje, com as ações do Sony Group (SNE) caindo quase 10 por cento após a primeira hora de negociação. Esse declínio se manteve firme durante todo o dia, fechando com uma perda de 12,78%. Esta é a maior queda no valor das ações desde outubro de 2008, quando a Sony foi forçada a recolher 100.000 baterias de laptop devido ao risco de incêndio. Até o momento, as ações do Grupo Sony caíram mais de 3% na Bolsa de Valores de Nova York após uma queda de dois dígitos na sessão de terça-feira.

A compra de US $ 68,7 bilhões da Microsoft do portfólio da Activision Blizzards rende algumas franquias de jogos incrivelmente lucrativas, como Call of Duty , Candy Crush , World of Warcraft , Overwatch e Guitar Hero. Uma biblioteca poderosa que alguns analistas estão prevendo permitirá que a Microsoft alcance, se não supere, a posição de comando da Sony na indústria de videogames. Quando finalizada, essa compra se tornará uma das 20 maiores transações desse tipo da história.

O preço de compra foi baseado em um preço de US$ 95 por ação, que era aproximadamente 45% mais do que o valor da Activision antes do anúncio da venda.

Mais de 25 milhões de jogadores atualmente usam o serviço de assinatura Game Pass da Microsoft . O serviço PlayStation Plus da Sony registrou 47,2 milhões de assinantes no final de setembro do ano passado. No entanto, com a Microsoft adicionando os 400 milhões de jogadores mensais globais da Activision, os analistas acham que a Sony será forçada a responder de alguma maneira, pois acredita-se que a Microsoft poderia tornar todos os jogos da Activision Blizzard que acabaram de comprar exclusivos para o Xbox, prejudicando as vendas do PlayStation e ajudando a Microsoft a fechar o diferença de vendas de hardware entre eles e a Sony.

Alguns analistas afirmam que a queda no preço das ações foi exagerada porque o negócio de videogames representa apenas pouco mais de um quarto do lucro operacional da Sony. Citando fortes ganhos com o negócio de filmes e televisão da empresa (ou seja, seu mais recente sucesso de bilheteria Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa ), bem como o fato de que a Sony fornece semicondutores de detecção de imagem para clientes como a Apple Inc., os jogos são apenas um componente do um modelo de negócios diversificado.

Houve ganhos positivos para outros fabricantes de jogos após o anúncio. As ações das editoras japonesas Square Enix, Capcom e Konami subiram aproximadamente 5%, enquanto o preço das ações da Ubisoft subiu cerca de 11%.