O vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou na manhã desta terça-feira (25), um conjunto de medidas para reforçar o policiamento e reduzir os índices de homicídios em Rio Grande. No evento as ações apresentadas colocaram o município como uma das prioridades da pasta.
O prefeito Fábio Branco considerou positivamente as ações anunciadas, como por exemplo o deslocamento provisório do comando do 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq) de Pelotas para Rio Grande, a realização de mutirão de investigação dos casos de homicídios e estratégias de neutralização dos líderes de grupos criminosos que cumprem pena nas cadeias da região.
Com a troca temporária de comando do 5º BPChq para Rio Grande, a cidade passa a dispor de todo o efetivo da unidade para a realização de operações especiais, com o exclusivo apoio aéreo do helicóptero da Brigada Militar.
As operações da Polícia Civil contarão com a criação de uma força-tarefa com agentes especializados em homicídios e proteção a pessoas. O novo grupo reforçará as investigações dos últimos homicídios.
No âmbito prisional, entre as principais medidas previstas estão a instalação de bloqueadores de sinal de celulares e envio de mais tornozeleiras eletrônicas. Medidas para neutralizar lideranças de determinados grupos também serão tomadas. Dentre as ações apresentadas, está a reconstrução do albergue da Penitenciária Estadual do Rio Grande, incendiado em 2018.