Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pandemia afetou padrão de leitura de 75% de crianças entre 7 e 8 anos

Dados da realidade brasileira foram divulgados pela Unicef. Foto: Ilustração/Pixabay
Dados da realidade brasileira foram divulgados pela Unicef. Foto: Ilustração/Pixabay

O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, divulgou os últimos dados disponíveis sobre o impacto da pandemia na aprendizagem das crianças no mundo: mais de 635 milhões de estudantes continuam afetados pelo fechamento total ou parcial das escolas.

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

No Brasil, o relatório global destaca que em vários estados brasileiros, três em cada quatro crianças do 2º ano estão fora dos padrões de leitura, número acima da média de uma em cada duas crianças, de antes da pandemia. O documento aponta ainda que um em cada dez estudantes de 10 a 15 anos relatou que não planeja voltar às aulas assim que sua escola reabrir.

De acordo com informações do CONSAD, Conselho Nacional de Secretários de Educação, na grande maioria dos estados brasileiros, as aulas serão retomadas em fevereiro de forma 100% presencial.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O relatório do UNICEF confirma que além da perda de aprendizado, o fechamento das escolas afetou a saúde mental das crianças e adolescentes.  Outros impactos importantes também apontados no documento são o aumento dos riscos de abusos e a redução do acesso de crianças à alimentação regular.  

Mais de 370 milhões de crianças em todo o mundo ficaram sem a merenda escolar durante o fechamento das escolas, perdendo o que é, para muitas delas, a única fonte de alimentação e nutrição diária.

– Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

Texto: Fabiana Sampaio/Agência Brasil