Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 27 de janeiro – Libertação de Auschwitz e tragédia da Boate Kiss

Foto: Victória Renner/Arquivo/Acústica FM
Foto: Victória Renner/Arquivo/Acústica FM

1926 – Era realizada a primeira demonstração pública de televisão. Nesta data, o inventor escocês John Logie Baird fazia a primeira demonstração pública de um sistema de televisão verdadeiro, em Londres. A invenção de Baird consistia em uma máquina de transmissão de imagens – que ele chamou de “televisor” – que usava discos rotativos mecânicos para digitalizar imagens por meio de impulsos eletrônicos. Estes dados eram, em seguida, transmitidos por cabo para uma tela que exibia um padrão de baixa resolução de imagens claras e escuras. O primeiro programa de TV de Baird mostrava a cabeça de dois bonecos ventríloquos, que ele operava na frente de uma câmera, fora dos olhares do público.

1945 – Libertação de Auschwitz, na Polônia. O campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, ou campo de Auschwitz, foi um complexo de diversos centros para o extermínio e assassinato em massa de prisioneiros, construído pelo regime da Alemanha nazista na Polônia durante a segunda guerra mundial. Situado a cerca de 60 km a oeste da Cracóvia, foi o maior centro de extermínio da história do nazismo. Calcula-se que 1,3 milhão de pessoas tenham sido assassinadas em Auschwitz, sendo 90% judeus. Neste dia o exército soviético abriu as portas de Auschwitz II-Birkenau. Cerca de 7.000 prisioneiros e mais de 600 menores recuperaram a liberdade.

1960 – Morria Osvaldo Aranha, político e diplomata. Nascido em Alegrete (RS), Osvaldo Euclides de Sousa Aranha foi ministro de Getúlio Vargas e Presidente da Primeira Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1947. Osvaldo Aranha faleceu de um ataque cardíaco em sua residência. Seu enterro foi acompanhado por milhares de pessoas, reuniu os maiores nomes da política brasileira, entre eles o presidente Juscelino Kubitschek (que foi um dos que carregaram o caixão de Aranha), Tancredo Neves e Horácio Lafer.

2013 – Ocorria a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS). Nesta data, um incêndio matava 242 pessoas e feria outras 116. As chamas ocorreram na madrugada, durante uma festa de universitários no local. O fogo foi provocado por um sinalizador acionado por um integrante de uma banda que se apresentava na discoteca. As más condições de segurança do local e falta de preparo apropriado para uma situação de emergência, como no caso de um incêndio, foram determinantes para a tragédia. De acordo com a polícia, em torno de 1000 a 1500 pessoas estavam no local, embora a capacidade oficial fosse para 691 pessoas. Este foi o segundo pior acidente do tipo no Brasil – o maior ocorreu no Gran Circus Norte-Americano, em 1961, em Niterói (RJ), que matou 503 pessoas. 

 

Que dia é hoje?

Dia do Orador (Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes).

Dia Internacional de Recordação do Holocausto.

 

Aniversariantes:

Ary Fontoura – 90 anos – Ary Beira Fontoura é um ator e diretor brasileiro, tendo participado em mais de 40 telenovelas, na Rede Globo. Ele é conhecido por interpretar papéis marcantes na TV como o do prefeito Florindo Abelha na novela “Roque Santeiro” (1985). Filho de um professor e de uma dona de casa, mostrava desde pequeno, vocação para o meio artístico, imitando pessoas. Com 10 anos, se apresentou em uma rádio de seu estado natal como cantor.

Djavan – 74 anos – é um cantor, compositor, arranjador, produtor musical, empresário e violonista brasileiro.

Djavan mescla inúmeros estilos, entre eles o jazz, o blues, o samba e a música flamenca. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se: “Sina”, “Flor de Lis”, “Lilás”, “Pétala”, “Se…”, “Nem Um Dia”, “Eu Te Devoro”, “Oceano”, “Açaí”, “Samurai” e “Meu Bem Querer”.