Search
[adsforwp-group id="156022"]

Irga participa da Expocamaquã 2015

img_4906_foto_1.jpg

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) prepara sua participação na Expocamaquã 2015, que ocorrerá de 29 de setembro a 10 de outubro no Parque de Exposições Dorval Ribeiro. O 3º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) divulgará no evento novas variedades de arroz desenvolvidas pelo Irga. Três novas cultivares (IRGA 424 RI, 429 e 430) ficarão expostas em uma vitrine tecnológica. As variedades foram semeadas no dia 25 de agosto e a expectativa é que até o início da feira já estejam no estágio ideal para a aplicação da primeira dose do fertilizante nitrogenado de cobertura e entrada da água.

Além da vitrine tecnológica o evento contará ainda com palestras técnicas envolvendo o manejo do arroz e tendências para o mercado futuro do arroz. No dia 2, está previsto o Dia do Arroz, ciclo de palestras organizado pelo Irga, Sindicato Rural, Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Associação dos Arrozeiros e Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) no Parque Dorval Ribeiro.

O Dia do Arroz começa ao meio-dia, com um carreteiro servido pela equipe de Gastronomia e Eventos do Irga. Às 14 horas, ocorre dinâmica de máquinas agrícolas, com Fortral Comércio de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (New Holland) e Lidermaq Sistemas Mecanizados (John Deere). A primeira palestra será da nutricionista do Irga, Cleo Amaral, que falará às 14 horas sobre a importância do arroz na alimentação. Na sequência, a enfermeira Fernanda Patricia Sinhorelli Rodrigues, instrutora do Senar-RS, abordará o tema “Campo e Saúde”.

O diretor Comercial do Irga, Tiago Sarmento Barata, palestrará às 16 horas, sobre custos de produção.“Doenças do arroz e seu controle” será abordado pelo engenheiro agrônomo do Irga Claudio Ogoshi, às 17 horas. O Dia do Arroz terminará às 18 horas, com a palestra “Análise e perspectivas para os mercados e para os custos de arroz e soja”, com o economista-chefe da Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz.