Search
[adsforwp-group id="156022"]

Todas as alegações de abuso e má conduta de Joss Whedon explicadas

Divulgação
Divulgação

Aqui estão todas as alegações de comportamento abusivo e má conduta profissional levantadas contra Joss Whedon até agora. Existem poucos nomes mais conhecidos na cultura geek hoje em dia do que o de Whedon. O multi-hifenizado começou como redator da equipe nos seriados Roseanne e Parenthood , começando em 1989, antes de conquistar um nicho para si mesmo como roteirista de sucesso e roteirista de filmes na década de 1990. Ele só continuou a se ramificar a partir daí e até os anos 2000, criando vários programas de TV favoritos cult, escrevendo para quadrinhos da Marvel e até dirigindo filmes.

Durante esse mesmo período de tempo, Whedon foi capaz de cimentar sua reputação como um autoproclamado feminista masculino e escritor de diálogos jocosos, particularmente com seus esforços na série de TV Buffy, a Caça-Vampiros . Sua carreira ganhou destaque quando foi selecionado como diretor do primeiro filme dos Vingadores e sua sequência, Era de Ultron , mas nos seis anos desde então, a carreira e a reputação pessoal de Whedon começaram a sofrer danos, especialmente graças às alegações de seu comportamento no set depois que ele substituiu Zack Snyder como diretor da Liga da Justiça durante as extensas refilmagens do filme.

Uma vez que muitas das alegações estão relacionadas ao tratamento que ele dá a mulheres e minorias, houve uma reavaliação de seu trabalho anterior e tratamento de tópicos delicados como agressão sexual, gravidez e infertilidade, bem como o crescente consenso de que Whedon faz parte do feminismo. de sua marca o protegeu de tais críticas no passado. Então, em maio de 2017, seu antigo  roteiro do filme Mulher Maravilha vazou online e foi criticado por ser sexista na maneira como retrata Diana Prince e se concentra mais nos feitos de Steve Trevor do que nos dela. A perspectiva do público em relação a Whedon só continuou a piorar à luz das acusações e alegações mais recentes levantadas contra ele.

Três meses após a publicação do ensaio de Cole, Whedon se viu de volta aos holofotes graças à Liga da Justiça . O cineasta supervisionou as refilmagens do crossover DCEU depois que o diretor original Zack Snyder deixou o projeto em março de 2017, citando uma tragédia pessoal recente. Na época, não se sabia o quão extensas as refilmagens de Whedon realmente haviam sido, e o corte teatral de Liga da Justiça abriu para retornos de bilheteria decepcionantes e críticas pouco lisonjeiras, com críticos citando estilos de direção incompatíveis de Snyder e Whedon.como seu maior defeito. À medida que mais e mais informações surgiram sobre o quão substanciais as refilmagens realmente eram, os fãs começaram a fazer uma petição para o lançamento do corte inicial de Snyder do filme. Suas ligações foram atendidas em maio de 2020, quando a HBO Max anunciou que transmitiria a Liga da Justiça de Zack Snyder  em 2021.

Entre os primeiros a falar sobre suas experiências anteriores com Whedon desde que Fisher levantou suas alegações estão Sophia Crawford e Jeff Pruitt, um casal agora casado que se conheceu e começou a namorar enquanto servia, respectivamente, como dublê e dublê de Sarah Michelle Gellar . coordenador de Buffy the Vampire Slayer das temporadas 1-4. Em uma entrevista ao MetroUK publicada em julho de 2020, Pruitt disse que sua relação de trabalho com Whedon era “ótima” no início de Buffy , mas se deteriorou cada vez mais à medida que o programa se tornava cada vez mais um sucesso e este último começou a exercer mais controle criativo. Quando a quarta temporada chegou, Pruitt estava “farto”e disse aos produtores da série que planejava sair para trabalhar em outros projetos, acrescentando: “Os produtores me disseram que Joss reagiu como se eu estivesse tendo um caso ou algo nas costas dele”.

Pruitt foi então convidado a retornar para a 5ª temporada de Buffy e concordou, mas apenas antes de Whedon se encontrar com Crawford sobre seu próprio envolvimento contínuo com o show. De acordo com Crawford , “Fui chamado ao escritório e me deram um ultimato. E eles me disseram: ‘Volte para o show, mas você precisa deixar Jeff, ou não volte’. E então, basicamente, comecei a chorar e disse: “Foda-se. Isso é horrível, tchau”. Pruitt também deixou o show depois que ele continuou a bater de frente com Whedon publicamente e no set, alegando que Metro “Joss disse tanto a Sophia quanto a mim que ‘ninguém nunca mais vai contratar você depois disso’. Ele nunca diz a ninguém que fará com que você nunca mais trabalhe nesta cidade. Ele é muito cuidadoso. Ele apenas insinua que ninguém nunca mais o contratará se você não o agradar. Whedon ainda não comentou as acusações de Crawford ou Pruitt contra ele.

Introduzido como um  vilão coadjuvante na segunda temporada de Buffy , o vampiro britânico louro, punk-rock e sarcástico Spike se tornaria um dos personagens mais populares do programa e retornou brevemente na terceira temporada antes de se tornar um jogador recorrente da quarta temporada em diante. Ele era tão amado que os arquitetos do verso de Buffy o ressuscitaram após sua morte durante o final da série Buffy e fizeram dele um personagem principal no spinoff do programa, Angel , para sua quinta e última temporada. No entanto, isso estava muito longe do plano original de Whedon para o personagem servir como um vilão de curto prazo e nada mais.