Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS segue com tempo instável e com chance de chuva

img_4916_foto_1.jpg

Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, com chuva por vezes forte a torrencial na Metade Norte do Estado. Os volumes podem ficar entre 50 mm e 100 mm, não se descartando marcas superiores, em alguns pontos. O risco de temporais de vento e granizo persistirá na Metade Norte à medida que a frente passará à semi-estacionária sobre a região.

No Sul e no Oeste, a nebulosidade diminui e o sol pode aparecer com nuvens em vários municípios. O calor não se repete no Norte e no Noroeste ao passo, que no Sul e no Sudoeste, o dia será ameno com ar mais frio de Sul.

As mínimas rondam os 10°C em Santana do Livramento e em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 26°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 14°C e 18°C.

A chegada de uma frente fria ao Estado trouxe chuva forte e temporais com raios, vento forte e granizo nesta quarta-feira. Levantamento da MetSul apontou queda de granizo em ao menos noventa municípios. Os temporais foram alimentados por uma corrente de ar quente de Norte, originada na Bolívia, denominada corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, e que desceu até o Rio Grande do Sul.

O “jato” fez disparar a temperatura no Noroeste, onde Santa Rosa teve 37,5ºC, a mais alta temperatura deste inverno no Rio Grande do Sul. Provocou ainda vento Norte de 90 km/h em Santa Maria, que amanheceu com 30ºC na base aérea.

Algumas cidades tiveram muita chuva. Caso de Bagé, onde em só 12 horas choveu quase 90 milímetros. E foi só o começo. Pelo menos até a metade da semana que vem a atmosfera vai estar muito instável com chuva e temporais que devem ganhar força no fim de semana e no começo da semana. Estão mantidos os alertas sobre chuva extrema na Metade Norte com cheias de rios, e novos temporais de granizo.