Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na História – 07 de janeiro – Mortes de Nikola Tesla e Genival Lacerda

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

1918 – Houdini surpreendia o público com o truque do sumiço da elefanta Jenny. O ilusionista húngaro Harry Houdini realizou no dia 7 de janeiro de 1918 a sua maior (e talvez a mais pesada) ilusão do palco. Ele fez desaparecer diante dos olhos do público a elefanta Jenny, de 4,5 toneladas, no Hipódromo de Nova York. No truque chamado “O Desaparecimento do Elefante”, Houdini erguia uma cortina que tampava a caixa em que estava Jenny. Ele disparava uma pistola contra a caixa. Em seguida baixava a cortina para mostrar as marcas de bala que haviam atravessado a madeira. Ao abrir a caixa, a elefanta não estava mais ali para a surpresa do público.

1933 – Nascia a atriz Nicette Bruno. Nicete Xavier Miessa foi uma atriz brasileira. Nicette realizou sua estreia profissional em 1945, na peça teatral Romeu e Julieta, baseada na obra literária homônima de William Shakespeare. Ela foi casada com o ator Paulo Goulart que morreu em 2014. Ela fez o papel de Dona Benta no Sítio do Picapau Amarelo entre 2001 e 2004. Seu último trabalho na TV foi na novela Éramos Seis. Nicette morreu em 2020, aos 87 anos, vítima de Covid-19.

1943 – “Inventor da Modernidade”, Nikola Tesla morria pobre e no ostracismo (O Ostracismo era uma punição existente em Atenas, na qual o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado para ser banido ou exilado, por um período de dez anos). Tesla ficou conhecido por suas contribuições revolucionárias no campo do eletromagnetismo, no fim do século XIX (19) e início do século XX (20). Suas patentes e seu trabalho teórico formam as bases dos modernos sistemas de potência eléctrica em corrente alternada (AC), assim como os sistemas polifásicos de distribuição de energia e o motor AC. Tesla contribuiu em diferentes níveis nas áreas da robótica, controle remoto, radar e ciência computacional, expansão da balística, física nuclear e física teórica.

1951 – Nascia o músico e compositor Luiz Melodia. Neste dia nascia no Rio de Janeiro, o músico e compositor de MPB Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, ele cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio. Uma das principais influências da sua carreira veio do pessoal da Jovem Guarda, como Roberto Carlos. Seu primeiro álbum foi lançando em 1973, chamado “Pérola Negra”. Nas décadas seguintes, Luiz Melodia seguiu com uma carreira bastante produtiva, com lançamento de mais de 15 álbuns e a realização de shows dentro e fora do Brasil. O músico faleceu na madrugada do dia 4 de agosto de 2017, em decorrência do agravamento de um tipo raro de câncer que acomete a medula óssea.

2015 – Atentado terrorista em escritório de uma revista satírica alastrava medo em Paris. Este dia ficou marcado pelas cenas de terror vividas em Paris por conta de um atentado ocorrido no escritório da revista satírica francesa Charlie Hebdo que resultou na morte de ao menos 12 pessoas, incluindo dois policiais. De acordo com informações iniciais de agências internacionais, um grupo de homens teria invadido o escritório da revista, gritando: “Vingamos o Profeta!”, em referência a Maomé. Segundo relato de testemunhas, os homens estavam encapuzados, armados com fuzis e lança-foguetes.

2020 – Neil Peart, lendário baterista do Rush, morria aos 67 anos. De acordo com uma nota oficial, a causa da morte foi um câncer cerebral, contra o qual ele lutava há anos. Considerado um dos melhores bateristas da história do rock, Peart se juntou ao Rush em 1974, substituindo John Rutsey. Como letrista principal do Rush, suas letras abordavam temas como ficção científica, fantasia e filosofia. Ao todo, ele gravou 18 discos de estúdio com a banda. Ele escreveu um total de sete livros de não-ficção focados em suas viagens e histórias pessoais.

2021 – Cantor Genival Lacerda morria aos 89 anos em decorrência de complicações da covid-19. O artista, responsável pela popular música ‘Severina Xique-Xique’, estava internado em UTI desde o dia 30 de novembro de 2020, após ser diagnosticado com coronavírus. Ele já havia sido hospitalizado anteriormente, no dia 26 de maio de 2020, após sofrer um AVC isquêmico.

 

Que dia é hoje?

Dia do leitor

Dia da Liberdade de Cultos

 

Aniversariantes:

Nicolas Cage – 58 anos – Nicolas Kim Coppola é um ator e produtor cinematográfico ítalo-norte-americano, premiado com o Oscar de Melhor Ator em 1996 pelo filme Leaving Las Vegas. A vida de Nicolas Cage no cinema não foi fácil, o mesmo cursou teatro e buscava uma ponta em qualquer produção que pudesse lhe encaixar. Neste momento ele apresenta seu primeiro sinal de fraqueza psicológica ao desenvolver um complexo de inferioridade e passou a vender pipocas em um cinema por achar que essa deveria ser sua única vocação neste mundo das telonas. Mas o ator não desistiu e seguiu aproveitando novas oportunidades e obcecado pelos seus papéis acabou fazendo coisas inacreditáveis para poder encarnar seus personagens. Ao precisar viver um bêbado em Leaving Las Vegas o ator ficou embriagado e depois se filmou para ver como deveria montar seu personagem. Fez papéis em sucessos como: O Apocalipse, Motoqueiro Fantasma, Presságio, 60 Segundos, Fúria Sobre Rodas, entre outros.

Cazé Peçanha – 54 anos – Carlos José de Araújo Pecini é um apresentador brasileiro de televisão e ex-VJ da MTV Brasil onde se destacou por seu extinto programa Teleguiado. Cazé trabalhou na MTV em duas ocasiões, entre 1994 e 2000 e de 2002 a 2012, destacando-se em diversos programas, passando pela música, comportamento, humor e jornalismo. Chegou a apresentar na Rede Globo, entre abril e maio de 2001 o programa Sociedade Anônima, que era exibido nas noites de domingo. No final de 2007, foi convidado para apresentar o programa Custe o que Custar (o CQC) da Band, mas rejeitou, optando por permanecer na MTV; no seu lugar entrou Marcelo Tas.

Lewis Hamilton – 36 anos – Sir Lewis Carl Davidson Hamilton MBE é um automobilista britânico. Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Hamilton é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos, e um dos desportistas mais bem-sucedidos da história. Atualmente representa a equipe Mercedes.