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Ônibus sem cobrador começam a circular nesta terça-feira em Porto Alegre

Foto: Eptc / PMPA
Foto: Eptc / PMPA

A partir desta terça-feira (15),
começa a circulação 21 linhas de transporte coletivo sem a presença do cobrador
em Porto Alegre. Segundo a prefeitura da capital, a implantação da nova forma
de pagamento vai ser realizada em duas etapas: 12 linhas na terça-feira (15) e
nove na quinta-feira (17). Ao todo, a capital possui 271 linhas de ônibus. A
medida deve ser ampliada, chegando a 25% do sistema nesse modelo de atendimento
até o fim do ano.  

Em 2023, com a redução gradual
dos cobradores, o número de linhas sem a presença desses profissionais deverá
ser aumentado. A extinção da função deverá ocorrer até 2025, com a
aposentadoria da maioria dos profissionais, recolocação em outras funções,
assim como a reinserção em outras atividades, com o oferecimento de cursos
profissionalizantes por parte das empresas de ônibus.

Um dos argumentos da prefeitura
para tomar essa medida, é de que com a extinção da função poderia colaborar
para redução da tarifa, o que segundo o pesquisador André Augustin, pesquisador
do Observatório da Metrópoles, não vai ocorrer: “O grande problema do
transporte público de Porto Alegre é que está perdendo cada vez mais
passageiros e é isso que mais impacta no aumento da passagem. Após tomar várias
medidas a prefeitura está reduzindo a qualidade, os ônibus estão mais velhos,
as pessoas que antes tinham desconto hoje não têm mais, e com essas medidas
também haviam prometido a redução, o que não ocorreu”, detalha.

Já o presidente do Sindicato dos
Rodoviários em Porto Alegre, Sandro Abadde, afirma que cabe a entidade
fiscalizar a situação e disse ainda que a decisão de acumular as duas funções
cabe à decisão individual do motorista: “Fica a cargo de cada motorista decidir
se vai dirigir e também fazer a cobrança das passagens, e os cobradores possam
se reinserir no mercado de trabalho”, destaca.

O prefeito Sebastião Melo está em Brasília para tratar dos recursos federais para o custeio da tarifa do transporte coletivo. Faz parte do movimento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que defendem a aprovação do PL 4.392/2021, que institui o Plano Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas: “ Se esse dinheiro entra, o compromisso que nós assumimos é que eu não vou atualizar a passagem de Porto Alegre, vou mantê-la R$ 4,80” afirmou Melo, após sair de uma reunião de tratativas para que a proposta seja aprovada no Congresso, ainda nesta quarta-feira.