Quem esperava uma trégua da chuva para a próxima semana vai se decepcionar: o sol não deve dar as caras até o próximo domingo. A semana começa com chuva fraca, que se intensificará a partir de quarta-feira, quando há risco de temporal e queda de granizo.
Nos últimos dias, a chuvarada afetou pelo menos 22,5 mil pessoas no Rio Grande do Sul, em 50 cidades. A mais afetada é Taquara, na Região Metropolitana, onde a queda de granizo danificou pelo menos 2 mil casas.
Na segunda-feira, o tempo continuará bastante instável, com risco de chuva em todas as áreas. A precipitação deve ser menos intensa no Norte e na Serra.
Já na terça, a chuva ganha força devido a um novo sistema de baixa pressão no Estado, área de instabilidade. Com isso, há risco de temporal com raios, vento forte e queda de granizo em todas as regiões.
A formação de uma frente fria sobre o Estado, na quarta-feira, deve tornar o cenário ainda pior. Conforme o meteorologista Victor Kratz, do Climatempo, o fenômeno dará mais força à chuva, que seguirá intensa sob o solo gaúcho até a quinta-feira.
— É uma frente fria que se formará na costa do Rio Grande do Sul, devido ao sistema de baixa pressão — explica o especialista.
Na sexta-feira e no sábado, a chuva perderá força, mas continuará no Estado. O tempo só deve abrir no próximo domingo. Para o início de outubro, a previsão é de ainda mais chuvarada para o Rio Grande do Sul.