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Conheça as seis razões pelas quais o marketing de vídeo pode falhar

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O avanço da tecnologia proporcionou muitas facilidades no dia a dia das pessoas. A pandemia do Covid-19 intensificou a importância da internet para realizar compras online, fazer cursos, adquirir conhecimentos, entre outras coisas. 

Um levantamento feito pela NZN Intelligence em 2018 já constatou que 74% dos brasileiros preferem fazer compras online. Esta pesquisa, apesar de antiga, não está desatualizada. Sabemos que desde então, a presença online de empresas e consumidores aumentou e tende a se manter assim. 

Além disso, a Exame publicou, em outubro de 2021, as principais tendências de marketing para 2022. Os dados foram fornecidos a partir de pesquisa realizada pela Salesforce com mais de 8.200 profissionais de marketing em 37 países (Brasil incluso) entrevistados pela empresa.

Consumidores buscam cada vez mais informações online

A pesquisa revela a opinião desses profissionais, sendo que 78% deles afirmam que o engajamento dos clientes é orientado por dados pelo fato de estarem cada vez mais conectados. Com isso, as empresas que querem atender às expectativas do seu público dependem muito dos recursos digitais.

É aí que entra a importância de se utilizar uma boa estratégia de marketing de vídeo para atrair e engajar a audiência, convertendo-a em vendas. Entretanto, para a estratégia ter maiores chances de dar certo, existem erros que devem ser evitados a todo custo. Confira abaixo o que você não pode esquecer na sua campanha:

1. Não conhecer sua audiência

O público consumidor está cada vez mais exigente e normalmente busca informações sobre o produto ou serviço antes de comprá-lo. Sem conhecer a sua audiência você corre o risco de não abordar suas dúvidas e muito menos apresentar a solução que eles buscam, perdendo clientes.

2. Produzir conteúdos irrelevantes

As pessoas que estão atrás de entretenimento vão aos canais específicos para este fim. Se o objetivo da sua empresa é vender o produto ou serviço que desenvolve, é importante que os conteúdos sejam alinhados com este objetivo. Não adianta tentar criar um vídeo “viral” para se fazer conhecer, pois, o público notará o objetivo disfarçado. Foque em produzir conteúdos que agreguem soluções para sua audiência e certamente a converterá em clientes compradores.

3. Perda de objetividade

Criar vídeos muito longos sem necessidade, não planejar o que vai apresentar, errar o momento de inserir as informações sobre a venda, tudo isso irá dispersar a atenção do cliente. É verdade que não existe um padrão exato para duração dos vídeos, isso dependerá do seu nicho e do tema.

É importante fazer uma análise de métricas dos seus conteúdos para saber a melhor duração dos vídeos e adaptar o roteiro para caber.

4. Má qualidade do vídeo

Um vídeo de baixa qualidade ou com áudio ruim não irá reter o público, acredite. Se você tem um podcast, pode querer converter seu vídeo em mp3 para atrair também o público desse formato de conteúdo. Para não perder a qualidade do vídeo e do áudio, aposte em ferramentas de qualidade e conhecidas no mercado. Existem muitas opções, mas tome cuidado, pois o barato pode sair caro.

5. Não divulgar seu vídeo nas redes sociais

Logo que surgiram, as redes sociais eram mais voltadas para o entretenimento. Essa realidade, no entanto, mudou como vimos acima. As redes sociais podem e devem ser usadas como reforço para a sua presença online e incluir os vídeos de vendas em redes como Instagram e Facebook,  por exemplo, está cada vez mais comum e positivo.

6. Não usar CTA

Quando estiver fazendo o roteiro para o seu vídeo, lembre-se de pensar na ação que você espera que as pessoas tenham ao assistí-lo. É possível efetuar a compra de um produto? Se inscrever no canal? Baixar um material? Defina isso e faça a chamada para ação (call to action ou CTA) da sua audiência, incluindo os links necessários.

Sem isso, o espectador pode simplesmente esquecer do seu vídeo e passar para o seguinte sem realizar nenhuma ação.

Os profissionais de marketing precisam estar sempre atualizados a respeito das ferramentas e estratégias digitais para conseguir que o seu público-alvo o veja como referência para a solução que buscam.

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