Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS tem 38 propriedades investigadas por suspeita de mormo

img_5011_foto_1.jpg

O Rio Grande do Sul tem 38 propriedades sob investigação por suspeita de casos de mormo. Segundo Marcelo Göcks, chefe da defesa sanitária animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, essas propriedades estão sendo investigadas em razão do resultado positivo no teste de triagem ou por apresentarem vínculos com as propriedades que tiveram casos confirmados da doença.

Os municípios de Rolante, Alegrete e Uruguaiana tiveram casos confirmados da doença em 2015. Com o resultado positivo nesses três municípios, muitas cidades cancelaram o desfile no dia 20 de setembro.

De acordo com Gocks, os testes com maleína estão sendo realizados nas propriedades e não há prazo para a divulgação dos resultados. “Esperamos realizar os testes o mais rápido possível. Esperamos que poucas propriedades tenham casos confirmado da doença”, afirmou.

 

A doença

O mormo é uma doença infecciosa que acomete os equinos. Não há vacina e nem tratamento para a doença que é causada por bactéria.

A doença é transmitida pelo contato com o material infectante, pelas vias aéreas, principalmente por secreções ou por bebedouros ou comedouros.