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Fecomércio-RS dá orientações para que comércio e consumidores tirem melhor proveito nas compras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após dois anos de Páscoa atípica no comércio por conta das
medidas mais restritivas contra a Covid-19, a Fecomércio-RS espera, neste ano,
uma maior circulação de pessoas no comércio em busca de chocolates para
presentear na data, mas alerta que a alta dos preços e a retração na renda das
famílias deverá provocar a procura por itens de menor valor. Por isso, em sua
avaliação econômica em antecipação à Páscoa, a entidade faz recomendações para
que os vendedores possam aproveitar o potencial da data e para que os
consumidores consigam utilizar seu orçamento de forma mais eficiente.

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A previsão é que a alta nos custos da indústria para
produzir chocolates irá refletir nas prateleiras: o cacau, o açúcar, as
embalagens e a energia estão mais caros, bem como os royalties dos brinquedos
que costumam rechear os ovos de Páscoa. Diante desse cenário, as indústrias
devem reduzir a produção de ovos e os lojistas devem preparar os seus estoques
com antecedência, experimentar novos fornecedores e fazer parcerias, recomenda
a assessoria econômica da entidade.

Já o consumidor sofre com o crédito mais caro. Além disso,
observa-se uma redução da massa real de salários, que em dezembro de 2021 foi
1,8% menor em relação ao mesmo período do ano anterior, apesar do aumento do
nível de ocupação. A Fecomércio-RS recomenda uma pesquisa de preços, afinal em
tempos de inflação as diferenças entre um estabelecimento e outro podem ser
significativas. Além disso, o público pode diversificar a cesta do coelhinho adicionando
itens como ovos pequenos, e principalmente com barras e bombons, que costumam
ter um valor menor do que os ovos tradicionais pela mesma quantidade de
chocolate. Quem não abre mão dos ovos recheados com doces ou brinquedos deve se
preparar com antecedência: em um cenário de produção retraída, as opções podem
ficar mais escassas à medida que a data se aproxima.

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Para atrair um consumidor que está lentamente retomando o
ânimo para as compras após dois anos atípicos, como demonstra o último ICF-RS
(Intenção de Consumo das Famílias) que apontou um nível 32,8% mais alto do que
no mesmo período do ano anterior, a entidade recomenda que os lojistas apostem
em sua presença digital, preparem os times para o atendimento, pesquisem
tendências, criem combos e facilitem as condições de pagamento, sem que isso
prejudique o seu próprio fluxo de caixa.

A Fecomércio-RS ainda lembra que a Páscoa não é uma
oportunidade apenas para quem vende chocolates: a data eleva a procura por
outros itens alimentícios, como peixes, e por viagens, o que pode representar
uma oportunidade para destinos turísticos gaúchos.  

Fonte: Fecomércio-RS