Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador cobra ações de combate ao crime e à estiagem em primeira reunião com secretários

Foto: Airton Lemos/Acústica FM
Foto: Airton Lemos/Acústica FM

O foco das ações mais imediatas do novo governador Ranolfo Vieira júnior vai mirar duas pastas: segurança e agricultura. No começo da primeira reunião realizada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini durante esta terça-feira com todo o secretariado, Ranolfo cobrou medidas para o combate ao crime na região metropolitana de Porto Alegre e na região de Rio grande, onde os números tem preocupado o Piratini.

Em vinte dias, 14 pessoas foram assassinadas em Porto Alegre e outras vinte ficaram feridas em razão da guerra do tráfico na zona Sul de Porto Alegre.  Para Vanius Cesar Santarosa, que substitui o próprio Ranolfo na Segurança Pública, pediu atenção na manutenção dos bons índices de combate à criminalidade que proporcionaram, nas palavras do governador, uma “virada de jogo”

Durante o começo da reunião com o conselho de secretários que durou duas horas, Ranolfo defendeu também uma política de estado para estiagem, que assola mais de 80 % dos municípios gaúchos. O novo governador pediu que o secretário Domingos Velho foque na questão da irrigação, um dos grandes gargalos da produção agrícola e anunciou que o deputado Frederico Antunes do Progressistas permanece como líder do governo até o final do ano.

Além da segurança e estiagem, Ranolfo foi enfático ao cobrar pontualidade dos secretários para que as reuniões sejam mais produtivas. O evento, marcado para às 10h, iniciou com atraso de nove minutos, o que rendeu uma espécie de puxão de orelhas do delegado. “Ao longo da minha vida, tenho a pontualidade como fundamental. Peço que sejam rigorosos nesta questão. As reuniões têm hora para começar e para terminar”, frisou Ranolfo, destacando que os encontros devem durar sempre menos de duas horas, evitando o risco de torná-los improdutivos.

Ranolfo fez questão de lembrar de que a responsabilidade fiscal do governo com as contas públicas do governo deve ser prioridade de todos no governo e defendeu agilidade nas ações do programa Avançar.

“A responsabilidade fiscal é a mola deste governo, e assim devemos seguir. As secretarias contam com investimentos graças ao equilíbrio fiscal que realizamos. Vamos seguir monitorando de perto as ações em cada pasta”, disse.

Os 11 novos secretários foram empossados na segunda-feira (4/4), em cerimônia no Palácio Piratini. O total de 25 secretarias, sendo três extraordinárias ligadas ao gabinete do governador, permaneceu inalterado.

As reuniões do Conselho de Secretários devem ocorrer mensalmente, sempre na primeira terça-feira do mês. Nos próximos dias, o governador se reunirá separadamente com cada secretário.

Confira os novos secretários empossados

Secretaria Extraordinária De Relações Federativas e Internacionais: sai Ana Amélia Lemos e assume Patricia Kotlinski de Carvalho

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura: sai Luiz Henrique Viana, assume Marjorie Kauffmann

Secretaria do Esporte e Lazer: sai Danrlei de Deus Hinterholz, assume Letícia Boll Vargas

Secretaria de Logística e Transportes: sai Juvir Costella, assume Luiz Gustavo de Souza

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda: sai Ronaldo Nogueira, assume Hamilton Sossmeier

Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social: sai Regina Becker, assume Márcia Pires De La Torre

Secretaria do Turismo: sai Ronaldo Santini, assume Rafael Ayub

Secretaria de Obras e Habitação: sai José Luiz Stédile, assume Volnei Minozzo

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano: sai Luiz Carlos Busato, assume Carlos Rafael Mallmann

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: sai Silvana Covatti, assume Domingos Velho Lope