Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nível da Lagoa dos Patos sobe e põe em alerta Defesa Civil

img_5123_foto_1.jpg

O nível da Lagoa dos Patos, no sul do Estado, está mais de um metro acima do nível normal, nesta quarta-feira (30), e causa inundações em três pontos de Rio Grande. Há casas alagadas no Centro, na Vila Mangueira e na 4° secção da Barra. Em São José do Norte, a água inundou duas ruas próximas à hidroviária do município. Um ginásio de esportes está pronto para receber desabrigados.

De acordo com a Defesa Civil, o excesso de chuva no Sul e na Região Metropolitana faz com que o nível da lagoa aumente. “É um reflexo da chuva aqui em Rio Grande e na Região Metropolitana. A água desce em direção ao sul para chegar ao oceano, mas, por causa do vento, acaba represando aqui na lagoa”, disse o secretário executivo da Defesa Civil, Glênio Freitas.

Na rua Marechal Deodoro, no centro, moradores estão assustados. A água começou a subir na noite de terça-feira. “A rua é muito baixa, o nível muito baixo, quando a água sobe, a rua fica intransitável. É complicado”, disse o morador Gilmar da Rocha Bastos. Há registro de ruas alagadas nos bairros Lar Gaúcho, Navegantes, Vila Dias e Dom Bosquinho.

Um engenheiro da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, está hoje em Rio Grande fazendo um levantamento dos estragos da chuva para a liberação de verba da União. A Marinha do Brasil disponibilizou uma aeronave para ajudar no reconhecimento.