Search
[adsforwp-group id="156022"]

Após anúncio de fabricação de carros elétricos, funcionários ocupam fábrica da Caoa Chery

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cerca de 200 funcionários ocuparam na manhã desta terça-feira (24) as dependências da fábrica Caoa Chery, que fica no município de Jacareí, próximo a São José dos Campos, no estado de São Paulo.

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui 

No início do mês, a empresa anunciou a reformulação da unidade de Jacareí para fabricação de veículos elétricos em 2025; e a demissão de seus 480 funcionários, todos da linha da montagem. Desde então, os trabalhadores e a empresa têm feito negociações para evitar a perda de empregos.

A movimentação dos trabalhadores vem em um momento de impasse nas negociações.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

De acordo com o sindicato de metalúrgicos de São José dos Campos, os trabalhadores reivindicam a abertura de layoff de cinco meses com estabilidade de emprego de três meses, garantia dos salários e plano de saúde. Já a empresa mantém a proposta de indenização social de sete a 15 salários nominais, sem benefícios e sem o layoff.

Em assembleia nessa manhã, os funcionários decidiram manter a mobilização em frente à fabrica e prometem a realização de protestos diariamente no local.

A prefeitura de Jacareí e a Câmara de Vereadores também se manifestaram contrários à demissão e ao fechamento da fábrica.

De acordo com o Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos, o fechamento da fábrica significaria uma perda de R$ 53 milhões por ano para o município.

Procurada, a Caoa Chery falou que não comenta as negociações em curso; e que, quanto à ocupação, está acionando os seus advogados para tratar a respeito.

Texto: Nelson Lin/Agência Brasil