Search
[adsforwp-group id="156022"]

Mesmo com baixa visibilidade, motoristas não usam faróis acesos na BR-116

img_5251_foto_1.jpg

Ouvintes da Acústica FM entraram em contato com a emissora no início da manhã desta sexta-feira (09) alertando para o grande número de veículos que transitam pela BR-116, sem o uso dos faróis. Devido às chuvas, a visibilidade fica bastante comprometida nas estradas.

Segundo Cristiano Leal, que mora e trabalha em uma agropecuária às margens da rodovia, ele quase colidiu de frente com um caminhão que seguia em sentido contrário: “Eu seguia para Camaquã quando realizei uma ultrapassagem e fui surpreendido pelo veículo com os faróis desligados. Chovia bastante e a visibilidade estava bastante comprometida”, destaca Leal. Nossa equipe de jornalismo acompanhou o trânsito na rodovia, e durante o período, constatou que sete em cada 10 carros não utilizavam o farol baixo.

O uso dos faróis baixos ligados durante o dia é recomendado pela Resolução n° 18/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), pois ele auxilia na redução de acidentes no trânsito. Um projeto de lei 5070/13, de autoria do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), aprovado em 31 de agosto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJD) altera a legislação atual. O descumprimento da nova regra será considerado infração média, que corresponde quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 85,13. Ainda não há previsão de quando entrará em vigor.

Atualmente o Código de Trânsito Brasileiro exige para carros de passeio e comerciais apenas o farol baixo aceso durante o dia nos túneis. Os veículos de transporte coletivo devem manter o farol ligado nas faixas e pistas exclusivas. As motocicletas também tem que usar o farol baixo todo o dia.