Search
[adsforwp-group id="156022"]

Hoje na história – 10 de junho – Nascimento de João Gilberto e fundação dos Alcoólicos Anônimos

Foto: Mauricio Pessoa Produções/Divulgação
Foto: Mauricio Pessoa Produções/Divulgação

1580 – Morria o poeta Luís Vaz de Camões. Luís Vaz de Camões, escritor, é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa. Sua obra situa-se entre o classicismo e o maneirismo de alguns de seus sonetos, como o conhecido Amor é fogo, que anunciava a aproximação do barroco. Hoje em dia o Prêmio Luís de Camões, instituído em 1988 pelos governos do Brasil e Portugal, é o mais importante em língua portuguesa.

1914 — Era fundada a cidade de Foz do Iguaçu, na divisa do Paraná com o Paraguai. A cidade é a principal rota para compras no país vizinho. Segundo artigo publicado pela revista Exame em março de 2014, é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

1931 – Nascia o cantor violonista e compositor brasileiro João Gilberto. João Gilberto Prado Pereira de Oliveira foi considerado o pioneiro criador da bossa nova, um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira. Foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil o 2º maior artista brasileiro de todos os tempos, atrás somente de Tom Jobim. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.

1935 – Dois alcoólatras em recuperação (um corretor e um médico) fundaram em Nova York os Alcoólicos Anônimos (AA), um programa de reabilitação de passos, que até hoje tem ajudado muitas a superarem o alcoolismo. A organização funciona através de grupos locais que não possuem regras formais além do anonimato, e também sem funcionários e taxas de cobrança. Qualquer um que tenha um problema com a bebida pode se tornar um membro. Hoje, existem mais de 80 mil grupos locais nos EUA, com um número estimado de quase 2 milhões de pessoas.

1987 – Vândalos roubavam as mãos do cadáver do ex-presidente argentino Juan D. Perón. Pelo menos 12 pessoas destruíram o caixão de Perón e cortaram as mãos do cadáver. Especula-se que as mãos foram cortadas para rituais esotéricos, ou para a busca de um anel que abriria um cofre cheio de dinheiro na Suíça, ou que teria sido obra de grupos políticos que estariam interessados em criar um ambiente de instabilidade política. As investigações sobre o que aconteceu nunca chegaram a esclarecer os motivos do ataque ou quem seriam os autores. As mãos de Perón jamais foram encontradas.

2003 – Era lançada no Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA, o “Spirit” um veículo não tripulado, com a missão de estudar o planeta Marte. Ele permaneceu em operação entre 2004 e 2010. A missão do robô foi considerada um sucesso já que ele ficou ativo por muito mais tempo do que o previsto inicialmente e percorreu 7,7 quilômetros na superfície marciana, em vez de um quilômetro, como foi inicialmente previsto.

Datas

Dia da Artilharia

 

Aniversariantes

Olívio Dutra – 81 anos – Olívio de Oliveira Dutra é um sindicalista e político gaúcho. Já foi Deputado Federal, prefeito de Porto Alegre, governador do Estado do Rio Grande do Sul e ministro das Cidades no Governo Lula. Formado em Letras o “Bigodon” é funcionário de carreira do Banrisul aposentado. Participou da fundação da seção gaúcha do Partido dos Trabalhadores (PT), da qual foi presidente de 1980 a 1986. Em 2014 foi candidato ao Senado Federal pelo Rio Grande do Sul, mas foi derrotado por Lasier Martins.

Renata Vasconcellos – 50 anos – Renata Fernandes Vasconcellos é uma jornalista e ex-modelo brasileira. Trabalha na Rede Globo há mais de 20 anos e apresentou alguns dos principais jornalísticos da emissora, como Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Fantástico e uma das pioneiras que colocou no ar a GloboNews, o primeiro canal de notícias do Brasil. Atualmente é apresentadora do Jornal Nacional junto com Willian Bonner. Renata Vasconcellos ganhou pela primeira vez o Prêmio Comunique-se em 2009. Venceu novamente dois anos depois e em 2013. Em todas as vezes foi eleita a melhor âncora de TV. Ela é casada com o diretor de jornalismo da Globo-RJ Miguel Athayde.