Há menos de dez dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, a Acústica FM preparou um programa só sobre dicas para quem vai realizar a prova. O programa “Passando a Limpo” vai ao ar ao sábado (17), às 8h e abordará os principais assuntos que têm grande chance de cair no Enem.
Professores das principais áreas irão dar dicas dos conteúdos a serem estudados, como focar na prova durante a última semana e como separar o tempo durante o exame. As áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias – serão abordadas e discutidas pelos professores.
Os entrevistados serão professores com grande experiência em preparo para o Enem e com grande conhecimento nas áreas. Conheça as áreas e divisões das provas:
• Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.
• Matemática e suas tecnologias.
• Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
• Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Como são as provas
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
Confira os dias das provas:
24 de outubro (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
25 de outubro (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30
DOCUMENTOS VÁLIDOS
Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
– Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
– Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.