Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pai comandava filhos em quadrilha responsável por tráfico de drogas e homicídios em Gravataí

Foto:  Divulgação  PC-RS
Foto: Divulgação PC-RS

Uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em Gravataí foi desarticulada após uma operação da Polícia Civil realizada nesta segunda-feira. Segundo as investigações, o grupo tem ligação direta com ao menos dez assassinatos na região. O que chama atenção é que eles atuavam em família.  

O pai, considerado o chefe da organização, está  preso no sistema prisional, assim como um dos filhos e um terceiro alvo que também atuava no grupo. Os outros dois filhos foram presos hoje. Também está entre as detidas a esposa de um dos traficantes, responsável pela separação das drogas e por guardar o dinheiro. Segundo o titular da delegacia de homicídios de Gravataí, delegado Daniel Queiroz, o pai dividia as funções para cada filho, evitando disputas familiares. 

As investigações começaram em outubro de 2021, quando foram identificados homicídios ligados a confrontos na região. O delegado estima que cerca de 10 assassinatos tenham relação direta com o grupo. Houve a apreensão de uma arma, drogas, três veículos e houve o sequestro judicial de uma casa. Juntos, os bens são avaliados em R$ 500 mil.

Nove prisões foram efetuadas até o momento; uma delas em flagrante. O pai  comandava o tráfico de drogas no município, sobretudo na localidade conhecida como Beco do Mosquito. A quadrilha é integrada a uma das principais facções da Região Metropolitana. 

A operação, denominada Plátanos, contou com a atuação de 83 agentes da Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal de Gravataí.