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Rio Grande do Sul vai traçar perfil de turistas para fomentar setor

Foto: Acústica FM
Foto: Acústica FM

A pandemia foi um duro golpe no  turismo do Rio
Grande do Sul. Apesar das dificuldades ao longo da fase mais intensa da
Covid-19 no Estado, o setor vem se recuperando no último ano. O dado mais
recente do Ministério do Turismo diz que a atividade econômica da  área teve
crescimento de 85,7% no país na comparação com o mesmo mês de 2021.

 O Rio Grande do Sul apresentou
um aumento de 104,5% no mesmo levantamento.   De acordo com Sebrae RS, o
Estado tem registrado, desde o ano passado, fluxo turístico igual e, em alguns
casos, superior ao que era visto em 2019.

Nesta segunda- feira (18), o Palácio Piratini lançou um projeto
para identificar as oportunidades e promover a oferta turística no Estado. O Mapa de Comportamento do Turista mostrará o que visitante tem interesse de
conhecer.

Nos próximos meses , o governo do Estado e Sebrae vão se
reunir com as 27 regiões turísticas para orientar as cidades sobre o potencial
turístico existente com foco na demanda, ou seja, no perfil do turista, sobre o
que ele busca.  O Governador Ranolfo
Vieira Júnior destacou que é preciso investir também em outras áreas para recuperar
o setor

“Precisamos de boas estradas, saúde, segurança, e que tudo
isto funcione bem. Todas estas áreas dialogam com o turismo dentro desta
transversalidade, e estamos as qualificando também. Direta ou indiretamente,
isto qualifica a atividade turística dentro do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O secretário do Turismo Raphael Ayub disse que o setor sofreu
bastante em razão de que pandemia afetou toda a cadeia área , como os eventos por
exemplo.

 “Já fui secretário municipal de Turismo e sei da
dificuldade, muitas vezes, que é potencializar o turismo nas cidades. Mas tenho
certeza de que a integração do poder público com o privado vai fazer com que
tenhamos cada vez mais sucesso. O objetivo de projetos como o mapa é que
tenhamos subsídio técnico para tomarmos decisões, e também aos empresários, que
poderão melhor realizar seus negócios”, disse o secretário estadual de Turismo,
Raphael Ayub.

No mesmo evento no Palácio Piratini, foi lançada a nova
edição da Feira Viva o RS. A feira virtual vai ofertar 300 destinos. Já a feira
Viva o RS, desenvolvido em parceria com o Sebrae, iniciou também hoje a fase de
inscrições. Por meio dela, empresas e entidades podem cadastrar experiências
turísticas no território gaúcho. A plataforma virtual ficará no ar durante seis
meses no site www.vivaors.com.br,
por meio do qual haverá uma “ampla divulgação”, afirma o governo.

Conteúdos temáticos semanais com o tema do inverno, e
depois, das demais estações do ano, serão o foco inicial do projeto. As
inscrições para a primeira leva de experiências termina no próximo dia 25, e 1º
de outubro é o prazo final para que haja os 300 roteiros previstos na
plataforma, número maior do que o das primeiras edições. O Estado aposta nos
números das redes sociais para potencializar o projeto: somando as duas
anteriores, os 52 mil usuários visualizaram mais de 158 mil páginas do site, e
o alcance orgânico e pago das publicações ultrapassou 2 milhões de pessoas.