Na manhã desta quarta-feira (20), o coordenador da Unidade de Pronto Atendimento de Camaquã (UPA), Fabiano Medeiros, concedeu entrevista para a Acústica FM. Durante a conversa, o gestor destacou a alta dos índices de atendimento na unidade, devido às doenças oriundas do inverno.
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O gestor pede a paciência da comunidade, pois com o início do inverno, o índice de procura médica aumentou gradativamente. Ele destaca que em junho o número de atendimentos diários ficou em torno de 265 pacientes.
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A UPA funciona 24 horas com a equipe de aproximadamente 70 servidores, distribuídas em quatro turnos (manhã, tarde, noite1 e noite 2) para atender a comunidade.
Conforme o coordenador, há aproximadamente duas semanas houve uma nova superlotação na capacidade de atendimentos da unidade, com 100 pessoas em espera para a avaliação médica.
A unidade contava com dois médicos plantonistas, e houve um acréscimo de mais um profissional, sendo dois para turnos de 24 horas e um realizando reforço em turno de 12 horas.
Junto ao chefe da unidade, esteve presente na entrevista a coordenadora responsável pelo setor de enfermagem, Sheila Rocha. A profissional destaca que a comunidade precisa entender que os atendimentos ocorrem por triagem de cores.
As classificações ocorrem da seguinte forma:
-Nível azul – o paciente pode aguardar até 6 horas;
– Nível verde – o paciente aguarda até 2 horas;
– Nível amarelo – o paciente aguarda até 30 minutos;
-Nível laranja – o paciente recebe atendimento imediato;
-Nível vermelho – o paciente não passa por acolhimento e chega através de serviço móvel.
Confira a entrevista na íntegra: